UFPel marca presença nos Jogos Universitários Gaúchos com projeto de Tênis de Mesa

A equipe de tênis de mesa da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) está entre as equipes participantes da 44ª edição do JUGs que será realizada na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)  no dia 10 de agosto. Composta por seis atletas, dois femininos e quatro masculinos os atletas contam com a liderança do técnico Bruno Rodrigues Macedo e com a coordenação do professor Eduardo Merino.

Bruno Rodrigues que é graduando em Educação Física bacharelado da UFPel, relembra as dificuldades ao longo da criação do projeto. “Acabamos passando por vários momentos difíceis, como a pandemia, e por um instante pensamos que o projeto pudesse acabar”, comenta. No entanto, a UFPel conseguiu reerguer o projeto, e hoje ele é uma realidade promissora e prazerosa para os envolvidos.

A equipe conquistou materiais esportivos essenciais através de uma parceria com a prefeitura, o que ajudou a impulsionar o crescimento do projeto. Além disso, Bruno destaca uma conquista importante nos JUGs. “Classificamos atletas que não esperávamos que fossem classificados, não pela falta de capacidade técnica, mas sim pelas dificuldades enfrentadas para colocar o projeto em prática”, comemora.

Durante as enchentes que atingiram o estado a equipe precisou se deslocar para um clube pago. Isso resultou em uma restrição dos horários de treino, agora disponíveis apenas às quintas-feiras ao meio-dia. “Infelizmente, não esperávamos essa mudança, pois o projeto gratuito estava crescendo significativamente. Mas essa situação também nos obrigou a dar um passo à frente e buscar novas soluções”, explica.

Para os JUGS, a equipe da UFPel está otimista. Os treinos estão a todo vapor, embora alguns atletas tenham que arcar com os custos de treinos extras no clube devido à indisponibilidade de horários. “Nossa expectativa é classificar pelo menos uma atleta feminina para o campeonato brasileiro”, afirma Bruno. “Este ano, temos grandes chances de levar também a equipe masculina e até competir em duplas nos Jogos Universitários Gaúchos”, finaliza