UFPel estuda a implantação do teletrabalho

A Universidade Federal de Pelotas vem discutindo a viabilidade de implantação do teletrabalho na Instituição por meio do chamado Programa de Gestão. Este Programa surgiu na normativa federal em 1995 e foi recentemente retomado pela Instrução Normativa Nº 65 de 2020, do Ministério da Economia. Pouco se considerava nas universidades até que a Pandemia da COVID-19 forçou a comunidade a passar a trabalhar a partir de casa.

Em razão da importância do tema, as Instituições Federais de Ensino Superior – IFES – em abril de 2021, através do Fórum Nacional de Pró-Reitores de Gestão de Pessoas (FORGEPE), criou o Grupo de Trabalho: Plano de Gestão (Teletrabalho). Ao Grupo foi atribuída a estruturação de diretrizes para a construção de um modelo de teletrabalho nestas Instituições. A UFPel tem participado e acompanhado estas discussões em nível nacional.

Em julho de 2021 foi designada Comissão responsável por estudar o tema e avaliar a viabilidade de institucionalização do teletrabalho e flexibilização de jornada de trabalho na UFPel, com representantes da CIS, Unidades Acadêmicas e Administrativas. A referida Comissão é responsável por elaborar o texto base para a normativa.

O teletrabalho é uma modalidade de trabalho em que o cumprimento da jornada regular pelo participante pode ser realizado fora das dependências físicas do órgão, em regime de execução parcial ou integral, de forma remota e com a utilização de recursos tecnológicos. A adesão ao Programa de Gestão permite o desenvolvimento das atividades via teletrabalho e dispensa o controle de efetividade pelo ponto eletrônico.

Destaca-se que a adesão é facultativa ao servidor, podendo este decidir se apresenta perfil e adequação a este formato de trabalho. Um dos objetivos do Programa é propor a melhoria da qualidade de vida do servidor, em virtude da ausência ou diminuição de deslocamento, melhor gerenciamento do tempo de trabalho e o destinado às atividades pessoais, dentre outros aspectos.

Com o intuito de mapear a opinião dos servidores sobre a possibilidade de implementar o teletrabalho na UFPel, a Comissão designada pela Portaria nº 1.114/2021, em conjunto com a Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEP), propõe a formulação de um questionário destinado a todos) os servidores técnico-administrativos, que em breve estará disponível.

Entretanto, antes de avançar para esse estágio, entende-se que o tema não é conhecido por toda a categoria, o que torna imperioso garantir o acesso e a discussão sobre os principais aspectos que cercam o assunto, de forma a balizar o conhecimento, possibilitando que todos os participantes tenham propriedade, se sintam estimulados a participar e, consequentemente, se tenha a maior representatividade possível dos resultados apurados.

A comunidade universitária deve ficar atenta aos próximos passos sobre o assunto e participar dos espaços de democratização do conhecimento e escuta da categoria.

Publicado em 27/09/2021, na categoria Notícias.
Marcado com as tags Nota da Gestão, teletrabalho.