Pesquisa da UFPel sobre prevenção ao diabetes recruta participantes
Quando os níveis de glicose (açúcar) no sangue estão acima do normal, mas não estão altos o suficientes para caracterizar a doença crônica, essa condição de saúde é chamada de “pré-diabetes”. Quem estiver nessa situação, entre outros requisitos, pode participar da pesquisa nacional integrada pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel). O Programa de Prevenção ao Diabetes (Proven-Dia) tem como objetivo identificar se as mudanças nos hábitos de vida ajudam na prevenção.
A UFPel iniciou o recrutamento em Pelotas para participação no estudo. São elegíveis quem tiver a partir de 18 anos, possuir dispositivo eletrônico com acesso à Internet e apresentar exame recente de hemoglobina glicada entre 5,7 e 6,34%, teste que mede os níveis de glicose no sangue.
Também é necessário: o Índice de Massa Corporal (IMC) deve estar entre 18,5 e 34,9. Para se descobrir o IMC deve-se dividir o peso (kg) pela altura (m) ao quadrado. Uma pessoa de 84 kg e 1,73 m, por exemplo, alcançaria o IMC de 28. Está dentro, portanto, da faixa do estudo.
A participação na pesquisa poderá demandar o acompanhamento presencial ou a distância, com metas de mudança de estilo de vida, que envolvem alimentação, atividade física e autocuidado. Serão realizadas também avaliações clínicas e laboratoriais e questionários sobre alimentação, atividade física, fatores socioeconômicos, culturais e educacionais.
Candidaturas
Quem tiver interesse em participar do estudo deve preencher o formulário eletrônico. São 53 vagas.
As informações sobre a pesquisa nacional, vinculada ao Sistema Único de Saúde (SUS), estão disponíveis na página do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do SUS (Proadi), do Ministério da Saúde.
