Cursos da UFPel obtêm conceito máximo em avaliações do MEC
Cursos de graduação da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) passaram em 2025 por 47 avaliações externas, promovidas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), instituição pública vinculada ao Ministério da Educação (MEC). As 47 comissões do Inep/MEC verificaram presencialmente a qualidade dos serviços educacionais e o cumprimento da legislação. Como resultado, a Universidade alcançou a nota máxima (“cinco”) em 28 cursos. Os outros 19 avaliados durante o ano obtiveram o conceito “muito bom”, indicado pela nota “quatro”.
O resultado, de acordo com o Núcleo de Regulação de Cursos da UFPel, órgão da Pró-Reitoria de Ensino (PRE) responsável pela processos avaliativos externos, reflete o “fortalecimento” da equipe de professoras e professores, a atualização dos Projetos Pedagógicos de Curso, instrumento que orienta a organização e desenvolvimento de cada formação, e “a melhoria significativa da infraestrutura e das práticas pedagógicas dos cursos da UFPel”.
A avaliação “in loco” (expressão latina que se refere a “no lugar”) é um dos elementos utilizados pelo MEC, via Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior (Seres), para o “reconhecimento” e “renovação de reconhecimento” de um curso. As comissões do Inep levam em conta a organização didático-pedagógica, corpo docente e tutorial, infraestrutura, os requisitos legais e os referenciais normativos de qualidade.
Próxima etapa
A partir dos conceitos obtidos, em dezenas de indicadores de qualidade, a Universidade passa por processo de análise em suas unidades acadêmicas e administrativas. É realizada autoavaliação, com definição de objetivos e metas, para implantação de melhorias nos cursos e na Universidade.
