Transcrições Automáticas por IA ampliam a acessibilidade no Sistema de Webconferência da UFPel
A tecnologia tem sido uma grande aliada no aprimoramento das experiências acadêmicas e administrativas da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Foi implementado um novo recurso nos sistemas de Webconferência da instituição e nas salas integradas aos ambiente e-AULA e e-PROJETO que amplia o acesso aos conteúdos gravados: as transcrições automáticas de vídeos geradas por Inteligência Artificial (IA).
Para ativar as legendas, basta clicar no botão “CC” localizado no canto inferior direito do vídeo gravado.
De acordo com o superintendente de Gestão de Tecnologia da Informação e Comunicação, Christiano Ávila, com essa iniciativa a UFPel reforça seu compromisso com a acessibilidade e a inclusão digital, oferecendo legendas automáticas em todas as gravações de sessões. “Isso garante que o conteúdo pedagógico e administrativo seja compreensível e acessível a toda a comunidade universitária”.
Todas as tecnologias de IA utilizadas estão hospedadas localmente na infraestrutura da própria UFPel, assegurando que nenhum dado institucional seja processado em servidores externos, preservando a privacidade e a segurança das informações.
Essa ação integra o conjunto de esforços da Superintendência de Gestão de Tecnologia da Informação e Comunicação (SGTIC) para tornar os ambientes digitais da UFPel cada vez mais modernos, acessíveis e alinhados às boas práticas de inovação tecnológica e inclusão.
