Início do conteúdo

SIIEPE: Congresso de Iniciação Tecnológica destaca diversidade e aplicabilidade de projetos desenvolvidos por estudantes

Foto arquivo

O Congresso de Iniciação Tecnológica (CIT) começa nesta segunda-feira (20), à tarde, e segue até a manhã de quinta-feira (23), reunindo 81 trabalhos aprovados. O evento faz parte da 11ª Semana Integrada de Inovação, Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade Federal de Pelotas (SIIEPE/UFPel). O CIT tem como principal objetivo apresentar o que está sendo desenvolvido por pesquisadores e estudantes em diferentes áreas, destacando o potencial de aplicação das tecnologias criadas dentro da instituição.

Diferentemente de outros congressos, o CIT não adota uma temática central. Os trabalhos refletem a diversidade das pesquisas realizadas sob orientação de professores, abrangendo desde áreas das ciências exatas até humanas e artes, o que reforça a amplitude e a interdisciplinaridade da produção tecnológica.

Nos últimos anos, o formato de apresentação dos trabalhos passou por mudanças significativas. Em vez de seguir o modelo tradicional, mais voltado à pesquisa científica e acadêmica, o evento passou a incentivar os participantes a apresentarem suas produções sob uma perspectiva de aplicabilidade e diálogo com o setor produtivo.

“O que buscamos é mostrar como as tecnologias desenvolvidas aqui podem atingir a sociedade. Queremos que os autores expressem onde e como essas soluções podem ser aplicadas e qual o diferencial tecnológico que oferecem”, explica Felipe Marques, coordenador do Escritório de Propriedade Intelectual, Transferência de Tecnologia e Empreendedorismo da Superintendência de Inovação e Desenvolvimento Interinstitucional da UFPel.

Segundo ele, essa mudança tem estimulado a reflexão sobre o impacto social e mercadológico das pesquisas, incentivando os estudantes a pensar no potencial real de suas criações. Além das áreas mais técnicas, o evento tem revelado projetos inovadores em campos como educação, dança e teatro, que utilizam recursos tecnológicos de maneira criativa e transformadora.

SIIEPE
Considerada o maior evento acadêmico e científico da instituição, a SIIEPE será realizada de 20 a 24 de outubro. Durante o período, a comunidade acadêmica pode apresentar os trabalhos desenvolvidos nas áreas de Inovação, Ensino (de Graduação e Pós-Graduação), Pesquisa e Extensão e/ou assistir as apresentações dos trabalhos.

A Semana congrega seis eventos que ocorrem de forma simultânea na Instituição: Congresso de Inovação Tecnológica (CIT), Congresso de Ensino de Graduação (CEG), Congresso de Extensão e Cultura (CEC), Congresso de Iniciação Científica (CIC) e o Encontro de Pós-Graduação (ENPOS).

As novidades desta edição são a SIIEPE Jovem, destinada aos estudantes de Ensino Médio, e a Rua da Ciência, um espaço no Campus Anglo onde os Programas de Pós-Graduação irão apresentar seus projetos para a comunidade.

Neste ano, o tema da SIIEPE é “UFPel Afirmativa: Ciência, Direitos Sociais e Justiça Ambiental”. Considerado profundamente significativo e necessário no contexto atual, o mote evidencia que na articulação entre ciência, direitos sociais e justiça ambiental a UFPel afirma seu compromisso como universidade pública para não apenas produção de conhecimento, mas também para transformação social.

Inscrições e programação
As inscrições para Ouvinte estão abertas até o dia 22 de outubro ao meio-dia e podem ser feitas no site do evento, onde está também a programação completa da SIIEPE.