UFPel realiza primeira posse coletiva simbólica e lança Guia da Pessoa Servidora
Na última quinta-feira (22), a Universidade Federal de Pelotas (UFPel), por meio da Pró-Reitoria de Gestão com Pessoas (Progep), realizou a primeira edição da Posse Coletiva simbólica das novas pessoas servidoras da instituição. A cerimônia marcou a entrada dos novos servidores e servidoras, além de celebrar o lançamento oficial do Guia da Pessoa Servidora, material voltado à integração e apoio no início da trajetória funcional.
O evento, realizado de forma presencial, teve como principal objetivo promover um momento de acolhimento e integração, considerando que os atos de posse passaram a ser realizados de forma digital.
Durante a atividade, também foram apresentadas as novas diretrizes do Estágio Probatório, que está em vigor com alterações. Entre os pontos destacados estão os três ciclos de avaliação, a serem realizados após 12, 24 e 32 meses do início do exercício no cargo. Além disso, foi enfatizada a obrigatoriedade da participação no Programa de Desenvolvimento Inicial (PDI), oferecido pela Fundação Escola Nacional de Administração Pública (Enap), como parte da formação dos servidores e servidoras em estágio probatório.
Guia da Pessoa Servidora
O Guia da Pessoa Servidora, lançado oficialmente na ocasião, foi elaborado como uma ferramenta de apoio, reunindo informações essenciais para facilitar a adaptação e promover a autonomia dos servidores e servidoras em seus primeiros passos na universidade. O material está disponível online e pode ser acessado através do link: Guia da Pessoa Servidora UFPel 2025
