Premiação destaca projeto e a produção musical da UFPel
O 8º Prêmio Profissionais da Música, promovido pela Associação brasileira de mesmo ano, reconheceu o trabalho desenvolvido na área por professor, estudante e pela Agência de Indústria Criativa e Mobilização Social (Agimos) da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), projeto voltado à política e à produção cultural. Os trabalhos são finalistas nas categorias criação, produção e convergência. O resultado será conhecido de 26 a 28 de junho de 2025, em cerimônia a ser realizada em Brasília.
O professor dos cursos de Música da UFPel Leandro Maia é indicado nas categorias “Produção – Produtor Executivo”, pela coordenação da Agência Agimos, e “Criação – Autor Música e Letra”. Também na área de criação, a estudante do curso de Bacharelado em Música – Flauta Transversal da UFPel Charlise Bandeira recebeu o destaque nas categorias “Instrumentista Popular Feminino” e “Cultura Popular – Música de Reza”. Já o projeto Agimos é finalista na categoria “Convergência – Agência de Serviços e Estratégias Digitais para Lançamentos, Artistas e Eventos”. Além desses trabalhos, as categorias de criação contam também com a produção de artistas com formação em Música pela UFPel.
O Prêmio da Associação Brasileira de Profissionais da Música do Brasil objetiva, no âmbito da música, a preservação da criação e produção cultural. Abrange diversos segmentos da cadeia artística, com 198 categorias em sua 8ª edição. A iniciativa tem o reconhecimento — o selo Ecad — do Escritório Central de Arrecadação e Distribuição (Ecad), responsável pela cobrança e pagamento a título de direitos autorais.