O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
Início do conteúdo

Gestão UFPel: Atividades da Semana (22 a 28 de fevereiro)

Acompanhe as principais ações e atividades realizadas pela gestão da Universidade Federal de Pelotas (UFPel).

 

Fórum Democrático de Desenvolvimento Regional do Rio Grande do Sul Assembleia UFPelUFPel integra o recém-lançado ‘Fórum Democrático de Desenvolvimento Regional do Rio Grande do Sul’

Na última sexta (21), o vice-reitor da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Eraldo Pinheiro, participou da instalação do Fórum Democrático de Desenvolvimento Regional do Rio Grande do Sul (FDDR), vinculado à presidência da Assembleia Legislativa do estado. O Fórum será um colegiado dirigido pela Assembleia e composto por dirigentes de instituições de ensino superior e trabalhará num plano para o crescimento sustentável do Rio Grande do Sul, diante do cenário desafiador após as enchentes do ano passado. O objetivo é contar com a contribuição das instituições de ensino superior para enfrentar desafios como os impactos de eventos climáticos extremos. A metodologia de trabalho contempla atividades de participação popular em todas as regiões do RS, para que a população também defina as diretrizes do plano de desenvolvimento. Para Eraldo, “a participação da UFPel nesse fórum é muito importante, pois Pelotas está na rota de acontecimentos climáticos extremos, o que nos dá condições de contribuir com as elaborações de estratégias por meio da articulação das pesquisas hoje desenvolvidas na Universidade e do conhecimento cotidiano das pessoas”. Na visita à Assembleia, o Vice-reitor também se reuniu com a Superintendência da casa, para apresentar projetos de abrangência regional da UFPel, buscando apoio e investimentos para o fortalecimento dessas ações.

 

Entrevista Radiocom Reitoria RacismoCombate ao racismo e demais formas de violência é foco de ações da gestão da UFPel

A semana foi de grande mobilização institucional em torno das ações de combate às diversas formas de violência na Universidade. Na quinta (27), aconteceu o primeiro encontro aberto para construção do “Protocolo de Prevenção e Combate a Todas as Formas de Violência na UFPel”. A atividade busca construir coletivamente o protocolo de ações institucionais de enfrentamento ao racismo e demais formas de violência. Desde o caso de racismo contra um trabalhador da UFPel, a gestão da Universidade tem atuado tanto no apoio à vítima quanto em acelerar medidas concretas de combate ao racismo, como a elaboração do Protocolo. A reitora Ursula Silva, o vice-reitor Eraldo Pinheiro e a pró-reitora de Ações Afirmativas e Equidade Daiane Molet participaram ontem (27), do Programa Contraponto da RadioCom para falar sobre essas medidas. A entrevista completa está disponível aqui. No último dia 21, aproveitando passagem por Porto Alegre, o vice-reitor Eraldo Pinheiro fez visitas a parlamentares do legislativo gaúcho para tratar do tema. Em reuniões com os deputados estaduais Matheus Gomes e Leonel Radde e com as assessorias das deputadas Laura Sito e Bruna Rodrigues, Eraldo apresentou as ações afirmativas que são desenvolvidas na UFPel, bem como as medidas de enfrentamento às diferentes formas violências, que ferem direitos humanos, como racismo, xenofobia, capacitismo, LGBTfobia, transfobia, machismo e sexismo.

 

Biblioteca Comunitária é inaugurada no Passo dos Negros

No último sábado (22), foi inaugurada a Biblioteca Comunitária Maria Elena Vargas da Silveira, na comunidade do Passo dos Negros, em Pelotas. O projeto foi idealizado pela professora Eliane Barcelos e a organização da biblioteca teve a participação de estudantes e docentes do curso de Pedagogia da UFPel, a partir de ações de curricularização da extensão. A reitora da UFPel, Ursula Silva, esteve presente e destacou a importância de a UFPel estar cada vez mais próxima da comunidade em um movimento de trabalho coletivo. Também estavam presentes a vice-diretora da Faculdade de Educação, Lilian Lorenzato; os professores do curso de Pedagogia Edson Ponick e Dante Bessa; e a prefeita em exercício, Daniela Brizolara.

 

Reunião Secretaria de Educação e vice-reitor UFPelEncontro entre a UFPel e Secretaria de Educação reforça Projeto Andorinha e discute novas iniciativas

A UFPel e a Secretaria Municipal de Educação de Pelotas reafirmaram sua parceria em encontro na terça (25). O vice-reitor da UFPel, Eraldo Pinheiro, e o Secretário Municipal de Educação, Mauro Del Pino, reuniram-se para reafirmar a parceria no Programa Andorinha, que conecta os projetos da Universidade à rede municipal de educação de Pelotas. Atualmente, o programa alcança cerca de 50% das escolas da cidade e, a partir de 2025, a previsão é expandir essa cobertura, ampliando a articulação entre a educação básica e o ensino superior. Eraldo ressalta que “o Andorinha é o maior programa de extensão da UFPel e tem grande impacto na formação dos estudantes da Universidade e na melhoria das práticas educacionais nas escolas, por meio do diálogo entre os saberes acadêmicos e pedagógicos”. No encontro, também foram discutidas iniciativas de formação e especialização para professores da rede municipal nas áreas da primeira infância e anos iniciais do ensino fundamental; além de temas relacionados ao estágio de alunos de licenciatura e à implementação da política de apoio a mães estudantes da UFPel.

 

Reunião reitoria UFPel e CPERSUFPel e CPERS Sindicato iniciam diálogo para construção de parcerias

Na última quarta (26), a gestão da UFPel se reuniu com a direção do CPERS Sindicato para tratar de temas como a formação de professores, a articulação entre escola e universidade e a participação do Sindicato na construção do Protocolo de Enfrentamento a Todas as Formas de Violência na UFPel. Participaram do encontro o vice-presidente do CPERS Sindicato, Edson Garcia; a reitora e vice-reitor da UFPel, Ursula Silva e Eraldo Pinheiro; e a pró-reitora de Ações Afirmativas e Equidade, Daiane Molet. O objetivo, a partir do diálogo, é que se construa uma parceria entre a UFPel e o Sindicato, entendendo que a articulação da educação superior com a educação básica passa, dentre outras questões, pela valorização profissional de professoras, professores, funcionárias e funcionários da educação. “A Universidade e os sindicatos precisam ter um diálogo constante, pois temos que entender os desafios que são enfrentados nas escolas. Assim como fazemos o diálogo com as mantenedoras das redes públicas de educação, também é preciso o diálogo com os sindicatos, para compreender a totalidade dos desafios que são enfrentados na educação atualmente”, destaca a reitora Ursula Silva.

 

Observatório da Educação Infantil e Observatório da Educação são tema de encontro com a deputada Sofia Cavedon

A deputada estadual Sofia Cavedon visitou a UFPel no último sábado (22), acompanhada do vereador Ivan Duarte,para divulgar dados do Observatório da Educação Infantil e do Observatório da Educação, projetos coordenados pela parlamentar que diagnosticam a realidade educacional do Rio Grande do Sul. Os dados são importantes para a compreensão da queda de interesse das pessoas pela educação superior. De acordo com a Deputada, os dados mostram que os jovens deixam de frequentar o ensino médio porque precisam trabalhar e a consequência é que, cada vez menos, pessoas procuram a universidade. A reitora da UFPel, Ursula Silva, recebeu a Deputada e pontuou que muitos dos problemas enfrentados na educação básica também são enfrentados na educação superior. “Um dos exemplos são os efeitos dos eventos climáticos extremos, como as ondas de calor que estão sendo vividas em todo estado neste verão”, disse Ursula. A Reitora também reafirmou a importância da parceria da Universidade com outras instituições na busca de soluções para mitigar a realidade demonstrada pelos dados dos Observatórios. 

 

Reunião reitoria UFPel e Paulo Coitinho restauroVereador busca parceria com a UFPel para restauro de obra na Praça da Alfândega

Na última terça (25), a reitora Ursula Silva recebeu o vereador de Pelotas, Paulo Coitinho, na UFPel. O parlamentar procurou a UFPel para estabelecer uma parceria com o curso de Conservação e Restauro para recuperação de uma obra que se encontra na Praça da Alfândega. O curso de Conservação e Restauro da UFPel é reconhecido nacional e internacionalmente pela sua atuação na recuperação de bens patrimoniais. Participaram do encontro, também, a chefe de gabinete da Reitoria, Renata Severo; as professoras do curso de Conservação e Restauro, Andréa Bachetini, Anelise Montone e Karen Caldas.

 

UFPel e MPRSReitora da UFPel participa de inauguração do “Espaço Bem-me-quer”

 

Na última quarta (26), a reitora da UFPel, Ursula Silva, participou da inauguração da Central de Atendimento às Vítimas e Familiares de Vítimas de Crimes e Atos Infracionais, chamada de “Espaço Bem-me-quer”, no Ministério Público do Rio Grande do Sul (MPRS) de Pelotas. O Espaço é uma iniciativa do MPRS para acolher e orientar pessoas que passaram por algum tipo de violência ou ocorrência criminal. Além da reitora, estavam presentes a pró-reitora de Gestão de Pessoas, Taís Ullrich; a pró-reitora de Planejamento, Aline Paliga; e a coordenadora de Saúde e Qualidade de Vida da Progep, Thaise Farias.

 

Dia de Campo FAEM UFPelDia de Campo mostra à comunidade a rotina da universidade na Fazenda da Palma

Na quinta (27), a Faculdade de Agronomia Eliseu Maciel (Faem) realizou mais uma edição do Dia de Campo, na Fazenda da Palma. O evento acontece desde 2018 e apresenta aos estudantes e à comunidade externa o que os grupos de pesquisa e Universidade, no geral, produzem nas suas atividades acadêmicas. A reitora Ursula Silva acompanhou o Dia de Campo junto ao Superintendente do Campus Capão do Leão José Rafael Bordin.

 

Progep realiza acolhida a novos servidores

A Pró-reitoria de Gestão de Pessoas (Progep) da UFPel realizou atividade de acolhida a servidores docentes e técnicos-administrativos em educação recém chegados na UFPel. As boas-vindas à Universidade foram dadas pela pró-reitora de Gestão de Pessoas, Taís Ullrich, e pela coordenadora de Saúde e Qualidade de Vida da Progep, Thaíse Farias. Durante o encontro, Taís destacou a importância de cada novo servidor para a UFPel, apresentando a Progep e as formas de suporte oferecidas aos servidores. Os ingressantes receberam produtos da Linha UFPel, como forma de simbolizar o ambiente acolhedor que a Universidade pretende ser para seus colaboradores.

 

Este é o boletim semanal de atividades da gestão 2025-2028 da UFPel. O canal tem o compromisso de manter a comunidade informada sobre as principais ações e projetos realizados pela Reitoria. O boletim traz atualizações sobre as principais ações e projetos em andamento.

 

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.