FDMS seleciona bolsistas para atuar em projeto de educação bilíngue de surdos
Estão abertas as inscrições para processo seletivo simplificado para contratação de dois bolsistas de pesquisa e dois suplentes para o Projeto “Mapeamento dos Indicadores de Qualidade da Educação Bilíngue de Surdo no Âmbito da Educação Básica – Região Sul”. O processo é conduzido pela Fundação Delfim Mendes Silveira, entidade de apoio à Universidade Federal de Pelotas (UFPel).
As pessoas candidatas devem ser estudantes de graduação do curso em Licenciatura Letras – Libras/Literatura Surda, ou Pedagogia ou outras Licenciaturas. É requisito ter conhecimento de Libras.
O principal objetivo do projeto é elaborar proposta de mapeamento de dados/indicadores da Educação Bilíngue de Surdos no âmbito da Educação Básica, em atendimento ao disposto pela Lei 14.191/2021 (Modalidade Educação Bilíngue de Surdos), considerando a escassez de dados nesse campo. Objetiva também propor instrumentos adequados, tais como indicadores específicos, para subsidiar o fortalecimento da Educação Bilíngue de Surdos com vistas a permitir o acompanhamento, o monitoramento e o mapeamento do atendimento oferecido a estudantes surdos e surdas no âmbito da Educação Básica. Além disso, se propõe a realizar uma pesquisa-piloto em cada região do país para validação dos instrumentos e amostra inicial de levantamento de dados da qualidade da Educação Bilíngue de Surdos na Educação Básica.
Todas as informações estão no edital: EDITAL N ° 06 DE 10 DE FEVEREIRO DE 2025.doc – Clicksign