Dispensa da prova do Enade pode ser solicitada até 07 de fevereiro
No dia 24 de novembro, foram aplicadas as provas teóricas do Enade 2024 em todo o país. A UFPel participou com 610 concluintes inscritos de 20 cursos, com provas em Pelotas, Capão do Leão e diversas outras cidades do Brasil. Assim como a prova, o questionário do estudante concluinte também era fase obrigatória da avaliação, e ambos os instrumentos são considerados na verificação da regularidade do aluno em relação ao Enade 2024. Sem a regularidade no Enade, o aluno habilitado não pode colar grau. Os estudantes concluintes que preencheram o questionário do estudante, mas, em virtude de impedimentos de ordem pessoais (como licença-saúde, casamento, participação em concurso público, etc.) ou por compromissos profissionais (trabalho), não puderam participar da prova teórica, devem fazer a solicitação de dispensa da prova até 07 de fevereiro. A solicitação é realizada direta e unicamente no sistema Enade.
O edital INEP nº 124/2024, em seu Anexo VI, traz todos os critérios que podem ser aceitos nas solicitações de dispensa da prova do Enade 2024, assim como lista quais documentos comprobatórios devem ser anexados no sistema Enade junto da solicitação. As solicitações de dispensa realizadas pelos alunos serão analisadas e deferidas/indeferidas pelo coordenador do curso ao qual o estudante está vinculado.
No caso de aluno em intercâmbio internacional vinculado ao curso, caberá ao próprio coordenador de seu curso a solicitação da dispensa do aluno, ficando o INEP responsável pela análise e deferimento/indeferimento do pleito.
Caso a solicitação de dispensa da prova seja indeferida, poderá ser protocolado recurso diretamente ao INEP, no prazo de 18 de fevereiro a 04 de março de 2025, também via sistema Enade, respeitando a divisão de responsabilidade pelos critérios prevista no edital da avaliação deste ano.
O estudante concluinte que tiver sua solicitação de dispensa da prova teórica deferida, no prazo normal ou período de recurso, e estiver com o questionário do estudante preenchido corretamente, passará a constar no relatório de regularidade de seu curso no Enade 2024, ficando em situação regular em relação à avaliação. Caso o estudante também seja habilitado à Avaliação da Prática, o preenchimento do questionário de AP pelo estudante também é verificado para o ateste de regularidade em relação ao Enade 2024.
Em caso de indeferimento do pedido de dispensa ou, ainda, de deferimento, porém sem o registro no sistema Enade do preenchimento do questionário do estudante, o aluno ficará em situação de irregularidade em relação ao Enade 2024, e terá sua regularização realizada apenas via Ato do INEP, previsto no edital 124/2024 para ocorrer a partir de 1º de agosto de 2025.
Leia mais sobre os critérios de dispensa da prova do Enade no edital da edição de 2024.