Gestão de Pessoas: UFPel disponibiliza ferramenta de visualização de dados funcionais
Com o objetivo de contribuir com a transparência institucional e apoiar as estratégias de gestão, a Universidade Federal de Pelotas (UFPel) disponibilizou ferramenta que permite a visualização de informações funcionais de servidoras e servidores ativos da Instituição e o seu histórico de movimentação desde 2019. A plataforma, considerada um marco na modernização da gestão da pessoas na Universidade, conforme a Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progep), facilita a análise detalhada das áreas de atuação da Instituição.
Na forma de painéis informativos, é possível buscar dados específicos. Os resultados podem ser filtrados, de forma interativa, por situação funcional, titulação, unidade de lotação, entradas e saídas por modalidades e composição das equipes por cargo, entre outras categorias de análise. Tais acessos permitirão acompanhamento detalhado das alterações no quadro de pessoal ao longo dos anos, oferecendo uma visão integral sobre a composição de sua força de trabalho, como provimentos, redistribuições, aposentadorias, remoções.
Como o recurso, gestoras e gestores poderão identificar padrões e tendências. Como consequência, a Progep projeta mais facilidade para a elaboração de estratégias e mais efetividade na tomada de decisões. Os painéis informativos estão disponibilizados na plataforma Looker Studio.