Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia de Sementes da UFPel comemora 50 anos de história e inovação
Em 2024, o Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia de Sementes da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) completa 50 anos de atividades, consolidando-se como referência na formação de profissionais e no desenvolvimento de tecnologias na área.
As atividades da área de sementes na Faculdade de Agronomia Eliseu Maciel (FAEM) nasceram em 1960, com cursos de curta duração especiais à produção e tecnologia de sementes, impulsionados pela qualificação do professor Flávio Rocha na Universidade da Califórnia (UCDAVIS). Esse pioneirismo culminou, em 1974, na criação do Mestrado em Ciência e Tecnologia de Sementes.
O programa expandiu-se ao longo das décadas, com a criação, em 1985, do Curso de Especialização em Ciência e Tecnologia de Sementes, fruto de um convênio com a Associação Brasileira de Educação Agrícola Superior (ABEAS). Em 1991, foi lançado o Doutorado em Ciência e Tecnologia de Sementes, o primeiro curso de doutorado da UFPel, marcando um novo patamar de excelência acadêmica.
Sempre em busca de inovação, o programa criou, em 2001, o Mestrado Profissional, voltado para capacitar profissionais com enfoque tecnológico, permitindo que atuem com as mais avançadas práticas da área.
Ao longo de sua trajetória, o programa tem sido protagonista no desenvolvimento de tecnologias e processos que têm impacto direto na produção e comercialização de sementes. Dissertações de mestrado e teses de doutorado deram origem a soluções adotadas por empresas e órgãos públicos, promovendo o uso de sementes certificadas, o aumento da produtividade agrícola e a geração de renda para produtores.
https://www.instagram.com/ppg.sementes.ufpel/