UFPel oferece mais de 2,3 mil vagas para quem tem ou já teve vínculo com o Ensino Superior
Mais de 2,3 mil oportunidades de acesso ao Ensino Superior, distribuídas em 77 cursos da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), são ofertadas pelo Processo Seletivo Complementar, para ingresso no primeiro semestre letivo de 2025. As vagas, em cinco modalidades de acesso à Universidade, são destinadas a quem tem ou já tenha mantido vínculo com a Educação Superior.
O Edital possibilita o ingresso na UFPel por “Transferência”, “Reopção”, “Reingresso”, “Portador de Diploma de Ensino Superior” e “Retomada de Estudos”. As inscrições serão recebidas de 9 a 20 de dezembro, exclusivamente pela Internet.
Para participar, é necessário preencher ficha on-line pelo Sistema Cobalto e anexar os documentos exigidos pelo processo seletivo, de acordo com a modalidade indicada. De forma a auxiliar nessa etapa, a Universidade elaborou guia com o passo a passo.
Modalidades disponíveis
Retomada de estudos: para quem já iniciou curso superior em outra instituição e abandonou os estudos.
Portador de diploma: ingresso de estudantes que já tenham concluído curso superior de graduação;
Reopção: troca de curso de forma interna na UFPel;
Transferência: para estudantes com matrícula em outra instituição de Ensino Superior;
Reingresso: retorno às atividades de estudante que já tenha sido vinculado à UFPel e abandonado ou cancelado a sua matrícula;
Ações Afirmativas
Há reserva de vagas, nos mesmos percentuais adotados pela UFPel no Sistema de Seleção Unificada (Sisu). As ações afirmativas abrangem diversas possibilidades de combinação, por renda familiar igual ou inferior a um salário mínimo, para pessoas pretas, pardas ou indígenas, para quem tenha concluído o ensino médio integralmente em escola pública e pessoas com deficiência. O processo também reserva cotas para quilombolas e indígenas, referentes ao processo seletivo especial para essas comunidades.
Requisitos
Para 17 cursos oferecidos no Processo Seletivo Complementar, conforme o Edital, é necessário o aproveitamento curricular de pelo menos três disciplinas específicas do primeiro semestre; para outras três graduações, essa exigência pode ser cumprida considerando a integralidade do curso. O critério de seleção, em todos os casos, consiste na maior carga horária aproveitada, independentemente da modalidade de ingresso.
Próximo Edital: Medicina
Edital específico para ingresso no curso Medicina também será publicado, em data a ser definida pela Coordenação de Registros Acadêmicos (CRA). Todas as informações sobre o Processo Seletivo Complementar serão disponibilizadas na página da CRA.
Edital – Processo Seletivo Complementar (77 cursos)