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Iniciação científica tem recorde de trabalhos na 10ª SIIEPE

XXXIII CIC UFPelAnualmente, o crescimento da pesquisa científica na graduação vem sendo destaque na Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Assim como a edição do ano passado, a 10ª SIIEPE (Semana Integrada de Inovação, Ensino, Pesquisa e Extensão) registra recorde de trabalhos inscritos no Congresso de Iniciação Científica (CIC). São mais de 1.500 submissões, o que representa o maior número de trabalhos inscritos da história do evento, que está na sua trigésima terceira edição.

Para o coordenador de Pesquisa da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da UFPel, Marcos Britto, esse recorde “representa uma retomada da ciência depois da pandemia, e de uma época em que tivemos muito pouco fomento à ciência no país. Temos visto uma retomada de financiamento, de valorização da ciência produzida na Universidade. Isso tem relação direta com o número maior de trabalhos e estudantes envolvidos”, destaca.

 

Protagonismo

Dentro da SIIEPE, que também congrega eventos relacionados à inovação, extensão e pós-graduação, o CIC é o espaço destinado à mostra das pesquisas dos estudantes de graduação, aqueles que estão iniciando sua trajetória científica na Universidade. Thayna Serra, estudante do bacharelado em História da UFPel, estreou no Congresso esse ano, apresentando o trabalho “A importância da Mulher nas Comunidades Quilombolas do Rio Grande do Sul: Resistência, Cultura e Protagonismo Social”

Natural do Guarujá, São Paulo, Thayna conta que veio para Pelotas em busca de estudar em um lugar onde tivesse a oportunidade de pesquisar sobre comunidades indígenas e quilombolas, especialmente sobre mulheres. Desde o início da graduação na UFPel, já começou a trabalhar com pesquisa, através de levantamentos historiográficos de teses e dissertações sobre o tema. “Ser pesquisadora, no nicho em que eu pesquiso, é ser resistência”, pontuou destacando a importância de estar no CIC.

 

CIC Ensino Médio em 2025

Uma novidade dessa edição do CIC é a presença de alunos que ainda estão no ensino médio apresentando suas pesquisas. Essa participação é resultado de um programa de bolsas para pesquisas no ensino médio, iniciativa da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da UFPel, que começou neste ano. “A ideia é que no ano que vem tenhamos uma sessão específica de CIC Ensino Médio, com a consolidação desse projeto que concede bolsas para estudantes, buscando aproximá-los da pesquisa, ainda na escola”, explica o coordenador de Pesquisa Marcos Britto. 

 


Reportagem e fotos por Gabriela Silva – Jornalista/CCS