HE-UFPel recebe doação de carrinho elétrico para crianças internadas

Iniciativa do Diretório Acadêmico da Enfermagem visa tornar o ambiente hospitalar mais acolhedor e divertido para os pequenos pacientes do SUS
Carrinho Elétrico DAFEN

Carrinho elétrico é doado ao HE-UFPel e visa levar alegria e conforto às crianças internadas.

O Hospital Escola da Universidade Federal de Pelotas (HE-UFPel), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), recebeu uma doação especial: um carrinho elétrico destinado a alegrar as crianças internadas na Unidade da Criança e do Adolescente (UCA). Essa ação foi realizada pelo Diretório Acadêmico da Faculdade de Enfermagem da UFPel, que uniu esforços para arrecadar fundos e proporcionar mais diversão a esses pequenos guerreiros.

A ideia de comprar um carrinho elétrico surgiu da vontade de tornar a experiência hospitalar mais leve. “Sabemos que o Hospital pode ser um lugar assustador para as crianças. Queremos trazer mais alegria e descontração para elas, que enfrentam desafios diários com tanta bravura”, explicou a docente da Faculdade de Enfermagem e chefe da Unidade da Criança e do Adolescente do HE, Sueine Valadão. Ela também destacou a importância de incorporar técnicas lúdicas durante a hospitalização infantil: “Quando as crianças têm a oportunidade de brincar, elas conseguem relaxar mais. E isso também ajuda os pais, que ficam menos ansiosos. É um reflexo de que estamos nos preocupando com o bem-estar delas, mesmo em momentos difíceis”.

carrinho

O carrinho foi entregue na sexta-feira, 11 de outubro, véspera do Dia das Crianças, trazendo uma forma lúdica e acolhedora de transportar os pequenos pacientes. Além de tornar o ambiente hospitalar, o carrinho ajuda a aliviar a ansiedade, proporcionando momentos de alegria em um cenário que, muitas vezes, é marcado pelo medo e pela insegurança. Agora, ao invés de serem conduzidas de maneira convencional para exames e procedimentos, as crianças poderão embarcar em um divertido passeio no carrinho elétrico, tornando a experiência mais tranquila e cheia de encantamento.A ideia do carrinho não é nova. “Queríamos implementar uma forma de transportar as crianças que fosse mais leve e menos estressante, principalmente em exames como raio-x ou tomografias. Porém, sabemos que as instituições públicas enfrentam desafios em relação a recursos. Por isso, o Diretório Acadêmico se sensibilizou e organizou uma campanha para que pudéssemos tornar esse sonho realidade. Estamos muito felizes em ver essa ideia se concretizando”, explicou.

Segundo a acadêmica de Enfermagem e coordenadora geral do Diretório Acadêmico, Isadora Ramos Menezes Winkler, “Durante nossas visitas à Pediatria, percebemos a angústia que esse período gera nas crianças e nas famílias. Então, decidimos que poderíamos fazer algo para tornar essa experiência mais leve”. A campanha, que inicialmente despertou algumas dúvidas sobre a adesão, rapidamente conquistou corações. “Nos primeiros dias, já tínhamos mais de 50% da meta atingida. Isso nos motivou a seguir em frente e, em pouco tempo, conseguimos completar a arrecadação. A resposta foi incrível e superou todas as nossas expectativas”, detalhou a acadêmica.

Sobre o impacto do carrinho elétrico, Isadora acredita que ele trará conforto e alegria aos pequenos pacientes. “É uma forma de proporcionar um pouco de leveza em um momento que pode ser muito difícil para as crianças e suas famílias. Com certeza, isso será benéfico para todos nós”, enfatizou.

Sobre a Ebserh

O HE-UFPel faz parte da Rede Ebserh desde 2014. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.