UFPel promove 7° encontro de apoio para coordenações de curso da Universidade: Gestão Acadêmica e Administrativa

A Pró-Reitoria de Ensino (PRE) da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) em compromisso de apoiar, com dedicação, os docentes e técnicos envolvidos na gestão dos cursos de graduação, promoverá o 7° Encontro de Apoio para Coordenações de Curso da Universidade: Gestão Acadêmica e Administrativa entre os dias 7 e 9 de outubro, no Campus Anglo (Rua Gomes Carneiro, 01).

Diante do cenário do aumento das exigências nas avaliações acadêmicas, da constante atualização legislativa e das diretrizes e resoluções do Conselho Nacional de Educação (CNE) e do Ministério da Educação (MEC), a gestão das Instituições de Ensino Superior (IES) tem se tornado cada vez mais desafiadora. Pensando nisso, a Coordenação de Pedagogia Universitária visa oferecer suporte à gestão dos cursos de graduação, ajudando a tornar o trabalho mais tranquilo e eficiente.

Juntamente a estas questões, a opção pelo trabalho coletivo, pautado na criação de espaços de debate e compartilhamento de ideias, resultam na organização de processos formativos e informativos tais como as formações para coordenadoras e coordenadores de cursos de Graduação e formações para Núcleos Docentes Estruturantes.

O evento oferecerá suporte para coordenações em dois eixos: institucional e temático. O eixo institucional tem o foco principal nos coordenadores ingressantes no cargo, que buscam informações básicas sobre os setores da universidade que mais se relacionam com a gestão dos cursos de graduação. Já o eixo temático, pretende contemplar também as coordenações que já estão na função há algum tempo, com intuito de proporcionar momentos de troca e construção coletiva, a partir de rodas de conversa sobre os temas apontados na pesquisa realizada para a preparação deste evento.

O eixo institucional ocorrerá no Auditório da Reitoria e as Rodas de Conversa na sala 440, ambos no campus Anglo.

Certificação

O Encontro proporcionará certificação aos participantes, mas para recebê-la deverá ser realizada uma inscrição prévia e assinar a lista de presença em cada turno da formação. Se não for possível participar de todas as atividades do encontro, as inscrições podem ser feitas por turno e/ou por eixo.

Inscrições

As inscrições poderão ser realizadas até 27 de setembro pelo link: https://forms.gle/wSnEdSQy3bortv8B9. Serão aceitas inscrições de coordenadoras e coordenadores de cursos de Graduação/Adjuntos. Para dúvidas, entre em contato com a organização através do e-mail: nuac.ufpel@gmail.com ou telefone (53) 3284-4076.

Programação do evento:

• Dia 7 de outubro
    • Eixo Institucional, 9h às 9h30, Mesa de abertura (GR, GVR, PRE e CPU)
    • Eixo Institucional, 9h30 às 12h, Palestra: Orientações acadêmico administrativas da Coordenação de Registros Acadêmicos (CRA)
    • Eixo Temático, 14h às 17h, Roda de conversa: Integralização da extensão: experiências (Sala 440) (PREC)
  • Dia 8 de outubro
    • Eixo Temático, 9h às 12h, Roda de conversa: Apoio pedagógico e saúde mental no ambiente universitário (Sala 440) PRAE

• Dia 9 de outubro
    • Eixo Institucional, 9h às 9h30, Palestra: Grupo de Interlocução Pedagógica: construindo pedagogias universitárias no âmbito das unidades acadêmicas (CPU)
    • Eixo Institucional, 9h30 às 12h, Palestra: Coordenação de Ensino e Currículo: mediações na elaboração do PPC (CEC)
    • Eixo Institucional, 14h às 15h, Palestra: Ensino a distância na UFPel: caminhos e desafios (NUPED)
    • Eixo Institucional, 15h às 16h, Palestra: Coordenação de Diversidade e Inclusão: projetos e ações para acolhimento, pertencimento e inclusão (CODin)