Faculdade de Enfermagem da UFPel celebra 48 anos de sua fundação

Gabriel Medeiros*

No sábado (24), a Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) completou quarenta e oito anos de existência, com atuações em diversas áreas da saúde, como o Hospital Escola da UFPel, Hospital Santa Casa, Centros de Atenção Psicossocial (Caps), Unidades Básicas de Saúde (UBS), Vigilância Sanitária, entre outros espaços. A Faculdade de Enfermagem teve sua origem em 1976, quando o curso foi aprovado pelo Conselho Universitário e reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC).

Após quase meio século de criação, a Faculdade de Enfermagem da UFPel é reconhecida pelo ensino, pesquisa e extensão, ações voltadas, principalmente, para a comunidade externa. Outro importante destaque é o conhecimento científico produzido ao longo dos seus 48 anos. “Esta história foi construída por mulheres de luta, cujo compromisso com a formação para o Sistema Único de Saúde se reflete em cada enfermeira e enfermeiro que passou por nossas salas de aula”, afirma a diretora da Unidade Acadêmica, Valéria Coimbra.

O gestora também ressaltou o esforço de todas as pessoas que passaram pela Faculdade e ajudaram na construção do seu nome: “Este marco histórico reflete o empenho de docentes, técnicos e discentes que, ao longo desses anos, construíram uma trajetória de compromisso com a formação ética e humanista de profissionais de saúde”, destaca. Atualmente, a Faculdade de Enfermagem conta com espaços de formação de graduação, pós-graduação (especialização, residência, mestrado e doutorado). Está localizada no câmpus Anglo desde 2010.

*Estudante de Jornalismo da UFPel e estagiário da Coordenação de Comunicação Social (CCS).

Publicado em 29/08/2024, na categoria Notícias.
Marcado com as tags Comunidade Externa, Docentes, Estudantes, Faculdade de Enfermagem, TAEs.