Evento da UFPel promove debate sobre autismo e educação inclusiva

A Universidade Federal de Pelotas (UFPel), por meio do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Cognição e Aprendizagem (NEPCAA), em colaboração com o Centro de Investigação em Estudos da Criança (CIEC) da Universidade do Minho (Portugal), está realizando a quarta edição do Congresso Luso-Brasileiro sobre Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) e Educação Inclusiva (Conlubra).

O Congresso, que se encerra nesta sexta-feira (23), está sendo realizado no auditório da Faculdade de Agronomia, no Campus Capão do Leão. Com o tema “Acolher a Diversidade com Inclusão”, o evento conta com uma programação rica em mesas redondas, comunicações orais, conferências e minicursos.

Durante a abertura, a vice-reitora Ursula Rosa da Silva expressou sua emoção com o sucesso do evento, que reflete os princípios da administração da Universidade. “Estou satisfeita ao ver o número de professores presentes. A formação de educadores sensíveis ao tema é crucial. Sem profissionais comprometidos na linha de frente, onde a inclusão realmente acontece, não teremos uma inclusão verdadeira,” afirmou.

A prefeita de Pelotas, Paula Mascarenhas, também marcou presença e destacou a importância do evento. “Que vocês sejam faróis para nós, apontando caminhos e erros, para que todos se sintam mais realizados e incluídos,” disse ela, agradecendo a organização e a participação de pessoas de todo o Brasil e de outros países.

A coordenadora internacional do Congresso, professora Ana Paula Pereira, sublinhou a relevância da parceria entre a UFPel e a Universidade do Minho na promoção de práticas inclusivas e a importância de defender os direitos das crianças.

A coordenadora nacional do evento, professora Rita Cóssio, mencionou os desafios enfrentados na organização do Congresso devido à pandemia e às enchentes. “Somos resilientes e estamos aqui para debater a inclusão e aprimorar o atendimento às pessoas autistas,” afirmou.

O evento

O 4º Conlubra Objetiva ser um espaço de interação, diálogo, produção e socialização de saberes, mas também de construção de caminhos possíveis para uma Educação transformadora e inclusiva. Neste sentido, abre espaço para que pesquisadores, educadores, famílias e todas as pessoas possam se encontrar, interagir, debater, aprender e construir pontes.

O evento trabalha com atividades nos cinco eixos do Congresso, a saber:

1. Políticas Públicas para Inclusão
  2. Intervenção Precoce na Infância
  3. Educação Inclusiva
  4. Transtorno do Espectro Autista
  5. Formação de Professores, Diversidade e Inclusão

Nesta edição, o evento contará com grupos focais nas temáticas e eixos do evento, coordenados por pesquisadores de cada área, com o objetivo de oportunizar um espaço de trocas, discussões e aprendizagens, também análise de desafios e caminhos.