Mestrado em Epidemiologia abre inscrições para seleção de alunos

Foto: Paulo Rossi/PPGEpi UFPel

A Universidade Federal de Pelotas (UFPel) anuncia a abertura das inscrições para o processo seletivo do curso de mestrado do Programa de Pós-Graduação em Epidemiologia (PPGEpi), reconhecido com a nota máxima de 7 pela CAPES. As inscrições estão abertas de 15 de agosto a 20 de setembro de 2024.

Inscrições e Documentação Necessária

As inscrições serão feitas exclusivamente online através do email ppgepi@ufpel.edu.br. Os candidatos interessados devem submeter o Requerimento de Inscrição disponível no site do programa, acompanhado de: Curriculum Vitae no modelo Lattes, histórico escolar, diploma ou atestado de conclusão de graduação, documento de identificação (identidade, CPF e certidão de casamento, se aplicável), foto 3×4 digital, comprovante de pagamento da taxa de inscrições, e demais documentos específicos para ações afirmativas. Especificamente, candidatos que ainda não concluíram a graduação poderão fazer matrícula provisória, desde que comprovem a data prevista de formatura até abril de 2025.

Critérios de Seleção

O processo seletivo compreende três fases:

1. Provas Escritas (Epidemiologia, Raciocínio Matemático, Saúde Pública e Inglês), agendadas para 9 de dezembro de 2024.
  2. Análise do Curriculum Vitae.
  3. Defesa do Anteprojeto de Dissertação.

A nota final será ponderada, considerando o desempenho nas provas (peso 5), análise de currículo (peso 3) e defesa de anteprojeto (peso 2).

Reserva de Vagas

Serão oferecidas até 19 vagas, com 25% reservadas para candidatos negros, quilombolas, indígenas ou com deficiência, 10% para servidores da UFPel e 5% para pessoas travestis ou transexuais.

Resultados

Os resultados da primeira fase serão divulgados até 10 de dezembro de 2024, e os resultados finais até 23 de dezembro de 2024. Todas as informações estarão disponíveis no site do programa.

• O curso tem a duração de dois anos e é oferecido de maneira presencial.
  • O preenchimento de todas as vagas não é obrigatório.
  • A proficiência em línguas não será exigida no momento da inscrição, mas deverá ser comprovada durante o primeiro ano do curso.

Para mais detalhes sobre o edital e procedimentos de inscrição, acesse o site oficial do PPGEpi ou entre em contato pelo e-mail ppgepi@ufpel.edu.br.