Doutorado em Epidemiologia publica edital de seleção de alunos

Foto: Paulo Rossi/PPGEpi UFPel

O Programa de Pós-Graduação em Epidemiologia da UFPel está com inscrições abertas para o processo seletivo de alunos para o curso de doutorado em Epidemiologia. A seleção para o programa, recomendado pela CAPES com nota 7, é uma oportunidade para profissionais e pesquisadores da área de saúde coletiva que buscam avançar em suas carreiras acadêmicas e de pesquisa, participando de um programa de excelência reconhecida internacionalmente.

Período de Inscrições

As inscrições estarão abertas de 15 de agosto de 2024 a 20 de setembro de 2024. Os candidatos devem enviar seus documentos de inscrição para o e-mail ppgepi@ufpel.edu.br.

Pré-Requisitos para Inscrição

Podem se inscrever graduados em qualquer área do conhecimento que possuam mestrado na área da saúde coletiva. Titulares de mestrado em outras áreas podem ser aceitos mediante adequação da formação às linhas de pesquisa do programa. Toda documentação necessária está descrita no edital de seleção, incluindo, entre outros, currículo Lattes, proposta de projeto de pesquisa, diplomas de graduação e mestrado, comprovação de submissão ou publicação de artigo científico, e documentos de identificação.

O processo seletivo será realizado em três fases:

1. Provas Escritas (16 de dezembro de 2024): Serão quatro provas eliminatórias em Epidemiologia, Estatística, Saúde Pública e Inglês. Os candidatos devem atingir nota mínima de 5,0 em cada uma.
  2. Avaliação do Curriculum Vitae (17 de dezembro de 2024): Será realizada pela Comissão de Avaliação e não requer a presença do candidato.
  3. Defesa da Proposta de Projeto (18 de dezembro de 2024): Os candidatos aprovados na primeira fase defenderão sua proposta de projeto presencialmente ou por videoconferência.

Vagas e Reserva de Vagas

O programa oferece até 25 vagas, com reservas específicas para candidatos negros, quilombolas, indígenas, pessoas com deficiência, travestis, transexuais e servidores da UFPel, conforme as resoluções vigentes. Detalhes sobre a distribuição das vagas e critérios de reserva estão descritos no edital.

Divulgação dos Resultados

Os resultados da primeira fase serão divulgados até 17 de dezembro de 2024 na página do programa. A lista final dos candidatos selecionados estará disponível até 20 de dezembro de 2024 no mesmo site.

Candidatos interessados podem acessar o edital completo no site oficial do PPGEpi (https://epidemio-ufpel.org.br) ou entrar em contato pelo e-mail ppgepi@ufpel.edu.br.

Publicado em 19/08/2024, na categoria Notícias.