UFPel inaugura Complexo de Esporte, Saúde e Cultura (Cesc)

Gabriel Medeiros*

Durante a tarde de quinta-feira (8), data em que a Universidade Federal de Pelotas (UFPel) completa 55 anos da sua criação, foi inaugurado o Complexo de Esporte, Saúde e Cultura (Cesc), no prédio da antiga AABB. A cerimônia contou com a presença da reitora da Universidade, Isabela Andrade, a vice-reitora, Ursula da Silva, o pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento, Paulo Roberto Ferreira, o diretor da Divisão de Esportes, Mário Renato de Azevedo Júnior, entre outros gestores da Instituição.

O Cesc foi inaugurado com o propósito de reunir projetos de diferentes áreas no mesmo espaço, com o objetivo de oportunizar as condições estruturais adequadas para o desenvolvimento de atividades esportivas, culturais e de saúde através dos projetos de extensão, ensino e pesquisa da UFPel. Além da promoção do esporte, o Cesc também conta com serviços de fisioterapia. Também estão previstos serviços de saúde, com futuras instalações para espaços de odontologia e nutrição.

No decorrer do evento, a reitora da UFPel anunciou uma emenda parlamentar da deputada federal Fernanda Melchionna, de R$ 950 mil, para a revitalização do Cesc. Isabela Andrade também informou sobre um recurso de 670 mil reais do Ministério da Educação (MEC) e do Ministério de Apoio à Reconstrução do Rio Grande do Sul, para investimento na reforma de toda a cobertura do Complexo. O investimento decorre dos problemas relatados, quando o Cesc serviu de abrigo à população durante o período de calamidade pública, em maio de 2024. Ao final da cerimônia, a reitora agradeceu a presença da comunidade e destacou a potência do Complexo, visando a integração da UFPel com a comunidade pelotense.

*Estagiário de Jornalismo da Coordenação de Comunicação Social (CCS)