UFPel anuncia novo Hospital Escola, Hospital Veterinário, Clínica Odontológica e Complexo Esportivo

A Universidade Federal de Pelotas (UFPel) foi beneficiada pelo novo PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) do Governo Federal com recursos superiores a R$ 280 milhões. Os fundos serão usados para a construção da sede própria do Hospital Escola (HE-UFPel), que está vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), além da construção de um novo Hospital Veterinário, da Clínica Horizontal Odontológica e do Complexo Esportivo com piscina da Escola Superior de Educação Física e Fisioterapia.

A divulgação dos recursos ocorreu em uma coletiva de imprensa realizada no Gabinete da Reitoria, na tarde desta quarta-feira (7).

Por meio de um vídeo, a diretora de Desenvolvimento da Rede de Instituições Federais de Ensino Superior do Ministério da Educação, Tania Mara Francisco, detalhou que o Novo PAC teve um investimento total de R$ 5,5 bilhões. O objetivo do programa foi consolidar as instituições existentes, criar dez novos campi, atualizar os Hospitais Escolas e construir novos Hospitais Escolas. “A UFPel foi contemplada com quatro obras que são estratégicas para a Universidade. Quero parabenizar o sério trabalho desenvolvido pela UFPel, que nos dá confiança de que em breve estaremos aí para inaugurar essas obras”, afirmou.

Durante sua fala, a reitora Isabela Andrade expressou grande satisfação com o aporte de recursos destinado à Universidade. Ela anunciou que o Hospital Universitário receberá um investimento de R$ 265 milhões. A Clínica Horizontal do curso de Odontologia contará com um aporte de R$ 8 milhões, o Hospital de Clínicas Veterinário também receberá R$ 8 milhões, e a piscina da Escola Superior de Educação Física e Fisioterapia terá um investimento de R$ 5 milhões.

Além disso, Isabela anunciou que serão destinados R$ 9 milhões, provenientes do PAC Cidades Históricas do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), para a conclusão do restauro do Grande Hotel que será um Hotel Escola. “Essas obras trarão um enorme benefício para nossa comunidade acadêmica, especialmente para os estudantes envolvidos, além do impacto positivo para nossa cidade e região, que se beneficiará com novos projetos de extensão,” comemorou.

Hospital Escola

Os recursos serão destinados para a construção de dois novos blocos, que possibilitarão a ampliação dos serviços oferecidos à população e a realização de atividades pedagógicas em cursos da área da saúde. Com essa expansão, o hospital passará de 172 leitos para 274. Dentre essas vagas, 50 serão para pacientes com alta complexidade, incluindo leitos para Unidade de Terapia Intensiva (UTI), UTI pediátrica, neonatal e Unidade Semi-Intensiva.

O Hospital serve como referência no Sistema Único de Saúde (SUS) para 21 municípios do sul do Estado. Atualmente, realiza aproximadamente 300 mil procedimentos ambulatoriais e 5 mil internações anualmente. A superintendente do HE-UFPel, Carolina Ziebell, afirma que a melhoria beneficiará 1 milhão de pessoas. A expansão envolverá a construção de uma área superior a 46 mil metros quadrados. O hospital já possui o bloco 3, que foi o primeiro do complexo inaugurado em 2020.

Hospital de Clínicas Veterinário

De acordo com a reitora Isabela Andrade, atualmente há poucos hospitais veterinários na região. Os recursos permitirão a qualificação dos espaços do Hospital e sua ampliação, possibilitando a inclusão de novas especialidades. Com a nova estrutura, o Hospital dobrará de tamanho. “Atendemos gratuitamente os animais domésticos da população mais vulnerável e prestamos serviços para grandes animais,” afirmou.

Clínica Horizontal Odontológica

A Faculdade de Odontologia, que celebrará 113 anos de fundação em 2024, teve seu prédio vertical construído em 1950. Segundo o diretor da unidade, Fabio Garcia Lima, a estrutura atual dificulta os atendimentos à população, que ocorrem nos quatro primeiros andares. “O prédio vertical complica o atendimento e eleva os gastos com manutenção. Atualmente, temos 45 consultórios para atender a população, mas precisaríamos de no mínimo 63 consultórios para contemplar o Plano Pedagógico do curso. Com os recursos do novo PAC, conseguiremos construir 80 consultórios em uma nova estrutura horizontal,” explicou.

Piscina

Segundo o diretor da Escola Superior de Educação Física e Fisioterapia (ESEF), Gabriel Gustavo Bergmann, a instituição completará 55 anos de fundação em 2026. Ele destacou que a necessidade de uma piscina é uma demanda antiga, pois atualmente os estudantes utilizam as instalações do Clube Brilhante para atividades aquáticas.

Gabriel enfatizou que a construção da piscina permitirá a qualificação da formação profissional dos alunos e a criação de novos projetos de extensão para a comunidade de Pelotas. “Podemos oferecer atividades aquáticas para crianças e adolescentes que, de outra forma, não teriam a oportunidade de aprender a nadar. Além disso, conseguiremos expandir atividades em projetos já existentes, como o projeto ERICA, que atende mulheres que sobreviveram ao câncer de mama, e o projeto Carinho, que apoia pessoas com deficiências,” destacou.