Equipes de basquete masculino e feminino da UFPel em preparação para o JUGs

No próximo sábado (3), a equipe masculina de basquete da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) viajará rumo à cidade de Santa Maria, para disputar a 44ª edição dos Jogos Universitários Gaúchos (JUGs). Sob a coordenação do técnico da equipe e docente da UFPel, Marcelo Oliveira Cavalli, e do técnico Paulo Vicente Correia, a equipe carrega grandes expectativas para a competição deste ano. Com um projeto esportivo que vem se consolidando desde 2018, a equipe almeja trazer ainda mais conquistas para a universidade

Reativado no final de 2018, por iniciativa de Felipe Daniel Ribeiro, egresso da instituição, o projeto do basquetebol masculino passou por uma reestruturação após o antigo projeto ter sido descontinuado, deixando um vazio no cenário esportivo da cidade. “No início do ano de 2019, fui chamado para integrar o projeto como voluntário e auxiliar com a minha experiência dentro da nova ideia. “A motivação para esse ressurgimento do basquete veio da falta que a modalidade fazia dentro do cenário esportivo da cidade”, comenta o técnico Paulo Vicente Correia.

Desde seu nascimento o projeto visava, não só a participação em competições de alto rendimento da modalidade, mas também um laboratório de experiências práticas, onde os envolvidos pudessem desenvolver seus conhecimentos e habilidades. “Um dos focos principais era oportunizar a todos os acadêmicos que ali se integravam um espaço multidisciplinar para desenvolver seus conhecimentos na prática”, acrescenta o técnico.

Nos quase seis anos de existência, a equipe da UFPel tornou-se referência na modalidade, tanto esportivamente quanto academicamente. Entre suas conquistas mais notáveis estão o título inédito dos Jogos Intermunicipais do Rio Grande do Sul (JIRGS) em 2023 e o tricampeonato dos Jogos Abertos de Pelotas (JAP), conquistados de forma invicta. No entanto, como explica Marcelo Cavalli: “As dificuldades para manter um projeto esportivo de rendimento dessa magnitude inegavelmente são diversas. Contudo, o apoio da comunidade e da Universidade, associado à ambição dos profissionais e acadêmicos envolvidos, tem mantido o projeto como um espaço de qualidade e referência no basquetebol da região”.

Atualmente, a equipe é composta por atletas que passam por seletivas semestrais, treinando semanalmente no ginásio do CESC/UFPel. A comissão técnica é formada por Paulo Vicente Correia e pelo professor Marcelo Cavalli, contando também com parcerias dos projetos PhysioSport (Fisioterapia/UFPel) e EMAD Jr. (Administração/UFPel), além de bolsistas que auxiliam na parte técnica e logística.

A equipe entrou em suas últimas semanas de preparação, antes do JUGs com as altas expectativas para o campeonato. “Sabemos que enfrentaremos equipes muito fortes, porém valorizamos todo o processo do nosso trabalho e, assim, confiamos num resultado positivo, almejando o primeiro ou o segundo lugar na competição”, destaca Correia. No curto prazo, a equipe busca consolidar seu nome no cenário do basquete estadual com mais conquistas relevantes e atrair novos talentos para a UFPel. “Almejamos, também, a longo prazo, atrair mais investimentos para a estrutura do projeto, tornando-o sustentável e um dos principais serviços oferecidos pela UFPel”, finaliza o técnico.

Basquete feminino busca o bi-campeonato

No ano de 2017 a equipe feminina de basquete da UFPel sagrou-se campeã do JUGs e representou o Estado nos Jogos Universitários Brasileiros na cidade de Goiânia. Além desse título, desde 2014 foram alguns vice-campeonatos. Ano passado a equipe ficou com a terceira colocação. Sob a coordenação do professor Mario Renato de Azevedo Júnior desde 2023, o basquete feminino vem se estruturando enquanto um projeto de ensino e extensão que hoje envolve atletas de categorias menores (sub13) até as equipes adultas. A equipe da UFPel, com o acréscimo de atletas da comunidade, recentemente representou a cidade de Pelotas nos Jogos Intermunicipais do Rio Grande do Sul – JIRGS. A expectativa para 2024 é de que a equipe confirme o seu crescimento e melhore a classificação comparado ao ano passado. Segundo o professor Mario, “estamos cientes que precisamos melhorar nosso nível de jogo para voltar a disputar os títulos. Como parte desse processo, valorizamos muito a oportunidade de mais uma vez enfrentar grandes equipes como a UFSM e a UFRGS”. Sobre a relação da equipe universitária com o projeto de categorias de base, Mario acrescenta que a equipe conta com atletas estudantes do ensino fundamental e médio treinando com as adultas e aprimorando seu jogo. “Acreditamos que esta nova geração poderá, nos próximos anos, representar a UFPel e nossa cidade nas competições de mais alto nível universitário e do esporte amador em nosso Estado”, destacou.

Publicado em 01/08/2024, na categoria Notícias.
Marcado com as tags Divisão de Esportes, esportes, JUGs.