Jogos Universitários Gaúchos: Equipes de Handebol da UFPel garantem lugar no pódio

João Miguel Bueno*

Foto: João Miguel Bueno

No último sábado (27), a Universidade Federal de Pelotas (UFPel), em parceria com a Federação Universitária Gaúcha de Esportes, sediou a etapa de handebol da 44ª edição dos Jogos Universitários Gaúchos. Os jogos, que foram disputados no ginásio da Escola Superior de Educação Física e Fisioterapia (Esef), no handebol feminino, e no SESI, na competição masculina, contaram com a participação de cinco instituições de ensino superior do estado, incluindo a UFPel, dona da casa, que conseguiu garantir um lugar no pódio tanto na modalidade masculina quanto na feminina.

Sob o comando da treinadora Pietra Corrêa, a equipe feminina da UFPel abriu os trabalhos no ginásio da Esef logo cedo, às 8h, em uma partida contra o time da Universidade Feevale, que resultou na derrota do time da casa por 22 a 13. As disputas continuaram ao longo do dia. Além da equipe da UFPel e da Feevale, times da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e da Universidade Luterana do Brasil (Ulbra) também entraram em quadra para disputar o título de campeã dos JUGs 2024, além de uma vaga nos Jogos Universitários Brasileiros, que ocorrerão em Brasília (DF), em outubro.

Dentre os quatro jogos disputados, a UFPel conseguiu conquistar a vitória em dois, com o placar de 15 a 10 sobre a UFRGS e 15 a 9 sobre a UFSM, garantindo o terceiro lugar na competição e sendo a primeira colocada em relação às universidades federais que disputaram a competição. Esse resultado foi recebido com muita alegria e satisfação pela treinadora e pelas atletas.

Foto: Isaac Moraes

“É muito satisfatório voltar pro handebol, jogar em casa com um grupo sensacional. Nós conseguimos alcançar o nosso objetivo, conseguimos o troféu. Nós somos a primeira entre as universidades públicas e a terceira colocada dos JUGs. E isso é muito significativo pra gente. A gente construiu um trabalho, teve muitas superações. E eu só posso dizer gratidão ao grupo que a gente construiu”, agradeceu Pietra Corrêa.

Ao final do dia, a Ulbra foi consagrada campeã e levou o troféu para casa. O técnico da equipe, Luan Cardoso, destacou a importância do treinamento de base para os resultados que a equipe da universidade vem alcançando dentro da competição, nesta e em edições passadas: “É um grupo super jovem, meninas que estão jogando Liga Nacional, estão jogando Campeonato Brasileiro e que vêm crescendo desde a base, através também do ProSport, que é o programa de incentivo do Estado. Então, através dele, a gente está conseguindo manter uma estrutura, mantê-las no Estado e fazer com que elas cresçam para poder representar o nosso Estado da melhor maneira possível.”

Luan Cardoso também destacou a qualidade da estrutura proporcionada pela Universidade Federal de Pelotas: “Foi um dos melhores eventos que eu participei, desde a parte do tratamento com as pessoas, a infraestrutura e o acolhimento.” É o resultado do trabalho da comissão organizadora dos JUGs, composta por alunos e docentes da instituição e liderada pelos professores Mario Azevedo Júnior, Diretor da Divisão de Esporte da UFPel, e Márcio Penha.

O segundo lugar ficou com a Universidade de Novo Hamburgo, Feevale, após a derrota em uma disputa acirrada contra o time da Ulbra, que acabou em 21 a 19. A UFSM e a UFRGS, por sua vez, ficaram em quarto e quinto lugar, respectivamente.

Enquanto isso, no SESI, os times da Feevale e da UFSM entravam em quadra na primeira rodada do handebol masculino, em um jogo que terminou em 17 a 12 para a UFSM. Logo em seguida, foi a vez da UFPel, que protagonizou uma partida acirrada contra a equipe da UFRGS e saiu vencedora por 17 a 16.  Assim como na partida contra a Feevale, em que a UFPel conquistou a vitória com apenas um gol de diferença, encerrando o jogo em 19 a 18.

Com duas vitórias em dois jogos, o time masculino da UFPel assegurou seu lugar na final dos JUGs contra a Federal de Santa Maria, que vinha de uma vitória contra a Feevale e um empate contra a UFRGS. Ao final, resultou na vitória do time de Santa Maria. A equipe da UFPel garantiu o posto de vice-campeã, após uma campanha vitoriosa sobre as demais universidades

Foto: João Miguel Bueno

Após mais de nove anos desde a última edição dos Jogos Universitários Gaúchos sediada pela UFPel, a Universidade voltou a ser palco da competição, o que se tornou ainda mais gratificante para a Instituição com os resultados alcançados pelas suas equipes. A vice-reitora da UFPel, Ursula da Silva, destacou a importância da realização dos Jogos Universitários em Pelotas: “Para nós da reitoria da UFPEL é um orgulho ver realizado um trabalho de fomento para que os Jogos Universitários Gaúchos pudessem ser retomados com toda a força e Pelotas poder receber um campeonato com todas as equipes do Estado. É uma oportunidade para os jovens da região receberem esse campeonato, especialmente para os nossos estudantes. Para nós, é um orgulho ver o sonho de receber Jogos Universitários Gaúchos ser realizado”

*Estudante de Jornalismo da UFPel, vinculado à Divisão de Esportes, do Gabinete da Reitoria.

Publicado em 30/07/2024, na categoria Notícias.
Marcado com as tags Gabinete da Reitoria.