Projeto da UFPel para restauração do acervo vandalizado do Palácio do Planalto será apresentado em Encontro Técnico, em Brasília

Universidade mobiliza-se para contribuir com a restauração do patrimônio danificado pelos atos de terrorismo de 8 de janeiro de 2023

Representantes da administração central da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) participaram da cerimônia de abertura do 1º Encontro Técnico da Gestão da Preservação dos Bens Culturais Móveis e dos Elementos Integrados, realizada na segunda-feira (11), no auditório do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), em Brasília. Durante a programação do evento, a equipe do curso de Conservação e Restauração de Bens Culturais Móveis da UFPel apresentará, na sexta-feira (15), o projeto de recuperação do acervo artístico do Palácio do Planalto.

Pela experiência em conservação e restauro do patrimônio histórico e cultural, a UFPel manifestou imediatamente, após os ataques antidemocráticos em Brasília, em 8 de janeiro de 2023, proposta de apoio aos Poderes Legislativo, Executivo e Judiciário. O objetivo é auxiliar na recuperação das obras danificadas pelos atos de vandalismo.

Em decorrência da articulação institucional, o projeto a ser compartilhado no Encontro Técnico pela UFPel está contemplado no Termo de Execução Descentralizada (TED) entre a UFPel e o Iphan, autarquia, vinculada ao Ministério da Cultura, com a atribuição de proteger o patrimônio cultural brasileiro. O TED consiste em instrumento pelo qual se estabelece o “repasse de recursos” (a descentralização) para o desenvolvimento de ações específicas entre órgãos e instituições vinculados ao orçamento da União.

A cerimônia de abertura pode ser assistida pelo canal no Youtube. Demais informações sobre o evento estão disponíveis na página do Iphan.

Qualificação na Área e Iniciativa

A UFPel é uma das quatro instituições do País com graduação, desde 2009, dedicada à conservação e restauração de bens culturais móveis. O Bacharelado da UFPel atua em três especialidades: pintura, obras em papel e mobiliário em madeira.

Mediante convênio de cooperação técnico-científica com o Governo do Estado do Rio Grande do Sul, o projeto de extensão Laboratório Aberto, que também leva o nome do curso, já atuou, entre outras intervenções técnicas, na recuperação de obras do Palácio Piratini, a sede do Executivo Estadual.

Um dos trabalhos considerados emblemáticos para a cultura do Estado, a recuperação da pintura “Alegoria, Sentimento e Espírito da Revolução Farroupilha“, de Helios Seelinger (1878-1965), foi concluída após três anos de dedicação de cerca de 30 estudantes, servidoras e servidores da Instituição. A pintura histórica (1925), de 3,80m de altura e 5,70 de largura, esteve em exposição no Museu do Doce (Praça Coronel Pedro Osório, 8), espaço histórico e cultural gerido pela Universidade. A obra foi entregue à Prefeitura de Piratini, em 19 de setembro, para exposição no Museu Histórico Farroupilha.

Estudar na UFPel

Para ingressar no curso de Conservação e Restauração de Bens Culturais Móveis da UFPel, é preciso prestar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e participar do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), sistema centralizado gerido pelo Ministério da Educação (MEC). Também é possível o acesso à formação pelo Processo Seletivo Complementar, destinado a quem já teve algum vínculo com o Ensino Superior.

Via processo Seletivo Complementar, a UFPel está com a oferta de 40 vagas para o curso Conservação e Restauração de Bens Culturais Móveis, nas modalidades Transferência”, “Reopção”, “Reingresso”, “Portador de Diploma de Ensino Superior” e “Retomada de Estudos”. As inscrições serão recebidas até 15 de dezembro. Mais informações estão disponíveis na página da Coordenação de Registros Acadêmicos (CRA).