UFPel oferece vagas nos Programas de Auxílio Estudantil

Os Programas de Auxílio Estudantil da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) estão disponíveis, em fluxo contínuo, para a inscrição de estudantes. A Instituição oferece, mediante avaliação socioeconômica, os programas “auxílio alimentação”, “transporte”, “deslocamento”, “pré-escolar”, “moradia estudantil” e “auxílio moradia”.

A candidatura aos programas de assistência estudantil é realizada pelo Sistema Cobalto, com posterior envio da documentação exigida, por formulário eletrônico, além de envio da Autorização de Consulta ao Banco Central do Brasil (BACEN). Todas as orientações a respeito e os respectivos links podem ser acessados neste link, onde a pessoa solicitante também pode consultar o edital, o status da inscrição, a data de divulgação do resultado, o resultado em si e outras informações. Os pedidos, conforme a Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (Prae), costumam ser avaliados em uma semana.

Para facilitar esse processo, a Universidade trabalha em regime de plantão, com assistente social disponível para sanar eventuais dúvidas, de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h, na rua Almirante Barroso, 1202,  ou pelo e-mail nsspraeufpel@gmail.com.

Os benefícios abrangem também a pós-graduação. Nesse caso, estudantes com matrícula regular podem concorrer às vagas de Moradia Estudantil e Auxílio Alimentação. Todas as informações sobre os Programas de Auxílio estão disponíveis na página da Prae.

Os Programas

O Programa de Auxílio Alimentação consiste em até duas refeições diárias nos Restaurantes Universitários da UFPel. Para quem morar na Casa do Estudante, esse quantitativo diário pode chegar até quatro: café da manhã, almoço, jantar e ceia.

Com o objetivo de ajudar na mobilidade, a UFPel, além do transporte de apoio, conta com o Programa de Auxílio Transporte. O benefício proporciona a recarga digital de vale-transporte para mobilidade urbana em Pelotas. Já nos casos de necessidade de translado para até 150 km (residência-Universidade), a Instituição dispõe do Programa de Auxílio Deslocamento.

Em relação à assistência à moradia, a Universidade oferece acomodação na Casa do Estudante Universitário, pelo Programa de Moradia Estudantil, ou auxílio financeiro para contribuir com o pagamento de aluguel, via Programa de Auxílio Moradia, com previsão de 150 vagas. Já estudantes mães e pais com filhos menores de 6 anos podem se inscrever no Programa Auxílio Pré-Escolar.