UFPel e Defesa Civil projetam novos cenários de cooperação na previsão de eventos meteorológicos extremos

Representantes da administração central da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), da Faculdade de Meteorologia e da Defesa Civil do Rio Grande do Sul realizaram a primeira reunião formal sobre as possibilidades de intensificação das parcerias, na terça-feira (10), no Gabinete da Reitoria. O encontro possibilitou ao órgão vinculado ao Poder Executivo Estadual a identificação das tecnologias disponíveis na Unidade Acadêmica, das perspectivas para os projetos desenvolvidos e das necessidades de investimento nos recursos da UFPel. O conserto do radar da Universidade e a manutenção regular do equipamento, os principais pontos das discussões, otimizariam a previsão de eventos meteorológicos extremos, como os que impactaram o Estado em 2023.

O Centro de Pesquisas e Previsões Meteorológicas (CPPMet), da UFPel, fornece à sociedade informações, por meio de dois boletins diários, com base na leitura proporcionada por satélite, radar e estações de superfície. Esses instrumentos permitem, em conjunto, a visão da localização das nuvens, os riscos de eventos extremos (como tempestades, microexplosões e tornados) e a medição das chuvas. Para qualificar a leitura meteorológica, o investimento no radar da Universidade e a sua manutenção regular permitiriam à Defesa Civil e demais autoridades públicas maior antecipação e tempo de resposta nos casos de desastres naturais. O radar, atualmente, está em operação, mas sem rotatividade da antena.

Sobre a importância do conhecimento produzido na Universidade, na área de Meteorologia, a reitora da UFPel, Isabela Andrade, destacou que as decisões administrativas baseiam-se sempre na Ciência. A definição pela suspensão das aulas, nos casos de possibilidade de eventos extremos, é sustentada pela avaliação meteorológica do CPPMet. Esse protocolo, exemplificou, tem permitido a manutenção dos dias letivos e, ao mesmo tempo, a preservação da comunidade acadêmica, nos momentos necessários. “Para nós, tem sido exemplar essa forma de atuação. Quando a gente fala em ouvir a Ciência é nesse sentido”, explicou.

Perspectivas

Como encaminhamentos da reunião, serão estudadas, em conjunto, formas de angariar recursos para o conserto do radar da Universidade, nas esferas estadual e federal, e para a celebração de contrato de manutenção regular do equipamento. A UFPel, em conjunto com a Universidade Federal do Rio Grande (Furg), busca também recursos federais, via Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), para projeto de monitoramento das bacias hidrográficas. Por meio de instrumentos denominados marégrafos, capazes da identificação do fluxo das águas em determinados pontos, as duas instituições pretendem estudar a relação entre as condições meteorológicas e o tempo de resposta até atingir os cenários de enchentes e inundações, entre outras leituras possíveis.