Recital de professores encerra programação dos 105 anos do Conservatório de Música

Nesta segunda-feira (18), data em que o Conservatório de Música da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) completa 105 anos, professores da entidade reúnem-se para um recital. A apresentação encerra a semana de comemorações pela data. O recital será às 19h30min, no Salão Milton de Lemos do Conservatório (Rua Félix da Cunha, 651). A entrada é gratuita, mas a organização aceita doação de alimentos não perecíveis.

Subirão ao palco as cantoras Magali Richter, Cristine Guse e Caroline Peres, o flautista Raul Costa D’Avila, o violonista Thiago Colombo, pianista Daniel Benitz e o Grupo Iluminura. A coordenação do evento é da professora Magali Richter, diretora da instituição.

O Conservatório de Música foi fundado em 04 de junho de 1918 e inaugurado no dia 18 de setembro do mesmo ano. Em junho de 2004, foi declarado Patrimônio Cultura do Estado do Rio Grande do Sul. Mediante as mudanças administrativas na UFPel, através da criação dos centros, o Conservatório de Música e o Instituto de Letras e Artes formaram o Centro de Artes, ficando assim o Conservatório como Órgão Suplementar.

Hoje ocupa os dois andares do casarão da Rua Félix da Cunha, esquina Rua Sete de Setembro, podendo assim ampliar suas atividades musicais junto à comunidade pelotense e de toda a região sul do estado, através dos Corais Infantil, Infanto-Juvenil e Feminino e o Grupo de Acordeonistas, bem como os Cursos de Música – Canto/Instrumentos e Teoria e Percepção Musical, e o Curso de Aperfeiçoamento Musical, ambos administrados pela Associação Amigos do Conservatório de Musica (Assamcon).

No ano de 2022 o Conservatório de Música, através da parceria entre a Empresa Santa Fé Produtora & Patrimônio, Assamcon e Reitoria da UFPel, foi agraciado com o projeto Restauro Inicial do Conservatório de Música de Pelotas, através do Financiamento do Sistema Pró-Cultura RS LIC Governo do Estado do Rio Grande do Sul, aprovado pelo CEC RS, com o patrocínio das empresas da cidade: Arrozeira Pelotas, Biri Refrigerantes, Irmãos Jouglard e Cerealista Polisul, que serão homenageados na ocasião dos 105 anos do Conservatório.

Serviço
O que: Recital de Professores da UFPel – Homenagem aos 105 anos do Conservatório de Música
Quando: 18 de setembro, às 19h30min
Onde: Salão Milton de Lemos – Conservatório de Música da UFPel Rua Félix da Cunha, 651