UFPel promove aula inaugural para novo curso de pós-graduação em Sustentabilidade

O novo curso de pós-graduação da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Gestão para Sustentabilidade, realizou sua primeira aula oficial, logo após a realização da Acolhida aos primeiros estudantes do curso, no Centro de Integração do Mercosul (CIM).

A proposta da criação de um novo curso surgiu após a UFPel, a partir de 2022, passar a integrar a rede gaúcha de educação sustentável. Outro motivo para a criação do curso em sustentabilidade foi o compromisso entre a UFPel e o CIM de desenvolver ações para que se possa promover o desenvolvimento sustentável dentro e fora da Universidade.

A iniciativa também foi pensada para colaborar com as demandas da Agenda 2030, criada pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 2015. A Agenda 2030, possui 17 Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável (ODS) para todo o planeta e busca cumprir esses objetivos até 2030. Nesse sentido, a Agenda 2030 propõe ações coordenadas para que possa aumentar a qualidade de vida de todas as pessoas, sem comprometer o meio ambiente e as gerações futuras.

De acordo com a coordenadora do novo programa de pós-graduação, Clara Steigleder, o curso objetiva criar propostas em sustentabilidade, tendo em vista a atual demanda do mercado com profissionais dessa área dentro das instituições, sejam elas privadas ou governamentais. Além disso, a coordenadora também enfatiza que a questão da sustentabilidade perpassa por todos os cursos que o CIM abrange, destacando a multidisciplinaridade da questão da sustentabilidade.

Com a formação da primeira turma do curso e das próximas, Clara enxerga otimismo quanto ao profissionalismo dos novos graduados. “Após concluírem o curso, estes profissionais terão uma visão ampliada sobre os novos horizontes para pensar no desenvolvimento de políticas públicas ou privadas que incorporem as questões relacionadas ao desenvolvimento sustentável, envolvendo os três aspectos que a sustentabilidade traz:  econômico, ambiental e social”, comenta a coordenadora.

A aula inaugural do novo curso, ocorreu após uma acolhida receptiva entre professores e alunos, no Centro de Integração do Mercosul, inaugurando mais um curso ofertado pela UFPel. A nova especialização terá uma carga horária total de 510h, com três módulos, sendo o quarto optativo entre os participantes para finalizar e apresentar o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).  A especialização pode ser feita por todos que já possuírem alguma graduação, sem a necessidade de ter realizado um curso especializado na área da sustentabilidade.