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Editores do Portal de Periódicos da UFPel passam por capacitação

Editores de 32 revistas do Portal de Periódicos da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) participaram, nesta quinta-feira (24), de atividade de capacitação. A ministrante foi Suely Brito, especialista em qualificação de revistas científicas.

As atividades ocorreram em duas turmas, nos turnos da manhã e da tarde, em laboratório de informática. Na ocasião, os participantes conheceram os passos para o gerenciamento do fluxo editorial de artigos recebidos nos periódicos no Open Journal System (OJS) versão 3.3.0.14 até a publicação. Também faziam parte do conteúdo temas como habilitação e configuração de plugins para visualmente tornar mais interessantes aos consumidores das revistas os artigos publicados, como nuvem de palavras-chaves, publicações dos autores no site, apresentação das bases indexadoras, disponibilização trilíngue das informações, preservação digital, acreditação de avaliadores, métricas de acesso e download do artigo publicado. A palestrante ainda abordou como citar o artigo em diferentes normas de referências, licença copyright, disponibilização de multimídias dos artigos além do padrão de texto, incentivo a utilização de formato XML, organização da apresentação das informações nas revistas e o que deve conter, nas diretrizes para os autores, configuração da revista no sistema pelo editor, ação de políticas de antiplágio e softwares de análise e uso de inteligência artificial.

Para a coordenadora do Comitê Gestor de Periódicos Científicos da UFPel, Adrize Porto, a atividade foi um marco, por ser há muitos anos almejada enquanto perspectiva de valorização do Portal de Periódicos na Universidade e de todos os que estão envolvidos nesse processo, como Superintendência de Gestão de Tecnologia da Informação e Comunicação (SGTIC), Biblioteca, Gabinete da Vice-Reitoria (GVR) e editores das revistas. “É mais que uma simples qualificação dos editores e do Portal de Periódicos. Essa profissionalização dos editores incentiva a qualificação e internacionalização das revistas. O Portal de Periódicos tem o fim de ser um serviço/espaço de comunicação e divulgação científica da UFPel para o mundo”, aponta. Segundo a coordenadora, a capacitação foi também política, pois mostrou muitos direcionamentos, como de necessidades de recursos financeiros mínimos e orientação para elaboração escrita de política institucional para o Portal de Periódicos que a Universidade ainda não tem, evidenciando a competência dos muitos envolvidos no funcionamento de um Portal de Periódicos. Na avaliação de Adrize, a atividade também foi motivacional para adoção de tendências na editoração científica de periódicos científicos, pois há muito tempo os editores enfrentam problemas técnicos do sistema que está na versão 3.1 e isso repercute negativamente nas revistas serem atrativas e funcionais aos autores.

A ação ocorreu com múltiplas colaborações da Coordenação de Desenvolvimento de Pessoal da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (CDP/Progep), do Comitê Gestor de Periódicos vinculado ao GVR, do Núcleo de Apoio aos Periódicos vinculado à Coordenação de Bibliotecas (NAP/CBib), da SGTIC e do Centro de Desenvolvimento Tecnológico (CDTec).