Diálogo entre UFPel e Uergs para implementação de novo curso avança

Lideranças da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs) estiveram reunidas no dia 17 de julho para atualizarem a proposta de oferta de um curso conjunto de graduação oferecido pelas duas instituições. Participaram da reunião, por parte da UFPel, a reitora Isabela Andrade, a vice-reitora Ursula Silva e a pró-reitora de Ensino, Fátima Cóssio; representando da Uergs, o reitor interino Fernando Martins e o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Alexandre Derivi.

Baseado em acordo de cooperação assinado entre as duas universidades em 2019, o curso, pelo documento, já estaria em funcionamento desde o ano de 2020. O novo curso já foi aprovado pelo Conselho Universitário da UFPel e pelo Ministério da Educação. No entanto, a oferta da graduação esbarra ainda na tramitação interna da proposta na Uergs, razão pela qual se encontraram as reitorias.

“Temos interesse em oferecer o curso, modernizar a oferta dos cursos que temos”, afirmou o reitor, ao definir a proposta como inovadora. Entretanto, a estrutura física, que ficaria a cargo da instituição em Porto Alegre, ainda é uma dúvida, visto que a Universidade Estadual ainda está se ajustando às novas instalações, localizadas nas dependências da antiga Fundação de Ciência e Tecnologia (Cientec).

Entre as pendências a serem resolvidas, segundo Martins, estaria a solicitação da Uergs de que o curso gerasse diplomação conjunta, emitida por ambas universidades, algo que seria inédito entre duas instituições brasileiras, diferentemente do que ocorre entre instituições de países diferentes, o que ocorre comumente. A UFPel se comprometeu em realizar a consulta da viabilidade junto ao Ministério da Educação. Também foi levantada a possibilidade de que, mesmo que os diplomas sejam emitidos por cada universidade para seus respectivos integrantes, a máscara do documento contenha os brasões de ambas.

A vice-reitora Ursula enfatizou que o trâmite da Uergs deva ocorrer nas próximas semanas, devido ao prazo colocado pelo MEC para que seja ofertado o primeiro ingresso, sob pena de que o curso seja inativado junto ao sistema do ministério.

Engenharia de Transporte e Mobilidade

O curso de graduação proposto pelas duas universidades é o de Engenharia de Transporte e Mobilidade. Cada instituição teria direito a metade das vagas ofertadas, 20 para a UFPel e 20 para a Uergs. Também seriam divididas as responsabilidades: enquanto a Federal de Pelotas assumiria o corpo docente, a estrutura física ficaria a cargo da Estadual do Rio Grande do Sul.

Por parte da UFPel, a Engenharia de Transporte e Mobilidade nasceria de uma evolução do Curso Superior de Tecnologia em Transporte Terrestre, em processo de extinção desde 2018, quando ingressaram seus últimos estudantes. A oferta ocorria fora de sede, no município de Eldorado do Sul (RS).

A parceria com a Uergs surge nesse período, durante o qual os professores do curso da UFPel passaram a realizar atividades em parceria com a instituição, estreitando os laços entre ambas as entidades.

Caso os trâmites internos da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul consigam ocorrer nas próximas semanas, a ideia é que já haja oferta de ingresso para a nova graduação no primeiro semestre letivo de 2024, visto que já ocorreu a aprovação tanto na UFPel quanto no MEC.

Publicado em 31/07/2023, nas categorias Destaque, Notícias.