Início do conteúdo

Professor Cesar Victora recebe medalha de Ordem Nacional do Mérito Científico em cerimônia no Palácio do Planalto

O professor emérito da Universidade Federal de Pelotas, Cesar Victora, recebeu a condecoração da Ordem Nacional do Mérito Científico, em cerimônia realizada no Palácio do Planalto na manhã desta quarta-feira (12). O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e a ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, conduziram a cerimônia de entrega da honraria, concedida a pesquisadores que se destacam pela contribuição relevante ao avanço científico.

A solenidade representa uma reparação histórica aos pesquisadores que tiveram suas indicações à Ordem do Mérito Científico revogadas pela administração anterior em 2021. Em uma demonstração de integridade e empatia, o professor Cesar Victora foi uma das vozes proeminentes no movimento de repúdio ao ato, recusando-se a receber a honraria na ocasião em que a médica sanitarista Adele Benzaken e o infectologista Marcus Vinícius Guimarães de Lacerda tiveram suas indicações injustamente anuladas. Seguindo seus passos, outros 20 proeminentes cientistas também renunciaram às suas indicações como forma de protesto, e em 2023 receberam o reconhecimento por suas pesquisas de ponta.

“É um privilégio contarmos com o professor Cesar Victora em nosso corpo de cientistas”, diz a reitora da UFPel, Isabela Fernandes Andrade, que esteve presente à cerimônia em Brasília. Estudos pioneiros do epidemiologista sobre saúde materno-infantil, equidade e políticas de saúde têm contribuído significativamente para o avanço do conhecimento científico e para a melhoria da qualidade de vida de milhares de pessoas ao redor do mundo. A outorga da Ordem do Mérito Científico ao professor Cesar Victora é um reconhecimento por sua contribuição para o avanço da ciência, gerando impacto social e benefícios concretos para populações em todo o globo.

A solenidade de entrega das medalhas também marcou a reinstalação do Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia (CCT), que funciona como principal fórum de debate com a comunidade científica, a sociedade e o setor produtivo em relação à Política Nacional de Ciência e Tecnologia. O CCT, como órgão de assessoramento do Presidente da República, estava inativo desde agosto de 2018, e sua reativação representa um passo importante para fortalecer a ciência e a inovação no país.

A ocasião servirá ainda como ponto de partida para a convocação da 5 Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação, prevista para o primeiro semestre de 2024. A conferência desempenhará um papel vital no diálogo com especialistas, acadêmicos e partes interessadas, permitindo a troca de ideias sobre as prioridades nacionais e facilitando o progresso científico e tecnológico do país.

Esta cerimônia histórica enfatiza a valorização da ciência e do conhecimento científico em prol do desenvolvimento do Brasil. É uma oportunidade para celebrar a dedicação e o empenho dos cientistas brasileiros que têm contribuído para o desenvolvimento nacional.