Após sugestão da UFPel, Governo faculta ponto em jogos da Copa feminina

O Governo Federal divulgou, na última semana, que servidores públicos terão ponto facultativo em dias de jogos da Seleção Brasileira de Futebol na Copa do Mundo de Futebol Feminino FIFA 2023. Docentes e técnico-adminstrativos poderão se ausentar durante o horário das partidas e até duas horas após seu término.

A Universidade Federal de Pelotas havia sugerido ao Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos para que emitisse portaria que estabelecesse orientações acerca de expediente nos órgãos da administração pública direta, autárquica e fundacional em ofício enviado no dia 3 de julho.

No documento, encaminhado à ministra Esther Dweck, com cópia aos Ministérios do Esporte, da Educação e das Mulheres, a reitora Isabela Andrade sugeria à gestora que refletisse acerca da aplicação da mesma proposta utilizada para a Copa masculina.

“Sabemos que pequenas iniciativas são capazes de inspirar e servir com o exemplo de inclusão e reconhecimento do valor do esporte feminino e que a busca da igualdade de gênero deve permear todos os espaços de nossa sociedade”, disse a reitora no texto encaminhado à Esther. No ofício, Isabela ainda citava que a UFPel tem mantido seu compromisso com a promoção da igualdade de gênero, especialmente no meio esportivo.

Apesar de não ter recebido resposta direta à demanda, o ministério definiu por adotar a medida, elogiada pela administração da Universidade como pioneira. A UFPel deve publicar nos próximos dias portaria regulando o ponto facultativo no contexto da instituição.

Publicado em 17/07/2023, nas categorias Destaque, Notícias.