Soprano Valéria Dutra apresenta recital de meio de curso

O Salão Milton de Lemos do Conservatório de Música da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) recebe, na segunda-feira (10), às 19h30min, o recital de meio de curso da soprano bacharelanda em Música – Canto Valéria Dutra. O recital tem a orientação da professora Cristine Bello Guse, com Daniel Benitz ao piano.

O repertório conta com canções brasileiras e estrangeiras dos compositores Ernani Braga, Alberto Nepomuceno, Heitor Villa-Lobos, Stefano Donaudy, Domenico Sarri e Wolfgang Amadeus Mozart. Além disso, inclui algumas Modinhas Imperiais compiladas por Mário de Andrade. O Conservatório de Música da UFPel se localiza na rua Félix da Cunha, 651. A entrada é gratuita.

Valéria Dutra

Valéria Dutra, natural de Pelotas, participou da Oficina Letra e Música ministrada por Kleiton e Kledir Ramil, onde ajudou a compor, gravou e apresentou a peça Porto Colorido no show da dupla, no auditório da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), em 2015. Integrou os Coros da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre – UFCSPA (regente Marcelo Rabello) em 2015; da UFPel (direção Carlos Oliveira) em 2016; da Sociedade Pelotense Música pela Música – SPMM (maestro Sérgio Sisto) em 2017; e do Conservatório de Música de Pelotas (maestrina Raquel Barbier) em 2018. Iniciou os estudos formais em Música no curso Bacharelado em Canto da Universidade Federal de Pelotas com o professor João Ferreira Filho em 2018. Atualmente é aluna da professora Cristine Bello Guse. Participa do Grupo de Pesquisa Performance Vocal UFPel, onde interpretou peças de compositoras brasileiras em uma ação do projeto unificado Cantares.

Daniel Benitz

O pianista Daniel Benitz, natural de Porto Alegre, recebeu em maio de 2015, o título de mestre em Música pela Universidade do Colorado em Boulder. Lá, estudou e trabalhou com ênfase na colaboração vocal e instrumental. Durante o período entre 2016 e 2019, Benitz trabalhou como pianista do Coral Unisinos Anchieta e da Orquestra Unisinos Anchieta, em São Leopoldo, RS. Em 2017, Daniel e o cantor Juliano Barreto produziram e interpretaram o espetáculo musical original “Ritual Tempo Negro”, que estreou no Teatro Renascença, em Porto Alegre. Benitz atuou também como correpetidor vocal nas edições de 2017 e 2018 do Festival Internacional SESC de Música, em Pelotas-RS e da edição de 2018 do Festival de Inverno da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), em Vale Vêneto-RS. Em 2022, Daniel atuou como pianista do pioneiro curso Ópera Estúdio promovido pela Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (OSPA). Desde setembro de 2022 atua na UFPel como pianista colaborador, concursado com o cargo de técnico-administrativo em educação.