Consulta Pública avaliou o Programa de Gestão e Desempenho na UFPel

A Universidade Federal de Pelotas (UFPel) concluiu a avaliação e diagnóstico da implementação do Programa de Gestão e Desempenho (PGD). O processo de análise foi iniciado em dezembro de 2022, após três meses do início do Programa, e foi organizado pelo Comitê Gestor, em parceria com a Coordenação de Desenvolvimento Institucional Participativo (CDIP).

O procedimento foi conduzido a partir da escuta ao grupo que aderiu à etapa piloto. As pessoas que atuam nesse grupo foram convidadas a preencher o instrumento de consulta. Do total de servidores/as integrantes do PGD na etapa piloto, 55% participaram da consulta pública. Já em relação a gestores e chefias das Unidades contamos com 61% de participação do Universo consultado.

De forma complementar e importante para o processo avaliativo, um terceiro instrumento foi encaminhado à comunidade acadêmica, direcionado a usuários que buscaram atendimento nessas Unidades, totalizando um número expressivo de 1.444 respondentes.

Sobre os dados coletados junto a servidores/as, constatou-se um impacto positivo na qualidade de vida e na saúde mental com a adesão ao PGD. Nesse sentido, observou-se que 68% dos respondentes autoavaliam que sua qualidade de vida “melhorou muito” e 32% que “melhorou” com a adesão ao Programa. Ainda nessa lógica, quando questionado sobre a avaliação de sua saúde mental com a adesão ao PGD, 56% dos respondentes autoavaliam que “melhorou muito” e 38% que “melhorou”.

Outro aspecto relevante apontado foi quanto aos possíveis desafios que a implementação do PGD possa ter gerado e, nesse sentido, quando questionado sobre possíveis dificuldades quanto à comunicação com a chefia, a integração com a equipe, a comunicação com equipe, a elaboração do plano de trabalho com a chefia e sobre o cumprimento das atividades e estratégias para o atendimento presencial e remoto, foi possível perceber que as respostas de servidores/as se concentraram, prioritariamente, na alternativa “não houve dificuldade”.

Considerando que parte significativa de servidores/as apontou que sua qualidade de vida e saúde mental melhoraram com o PGD, bem como não identificou dificuldade nas questões mencionadas, a avaliação assinala para um processo coerente de implementação do PGD na UFPel, atingindo aos objetivos propostos para esse público.

Outra questão que corrobora com a afirmação de que o processo transcorreu de forma adequada fundamenta-se no fato de que, quando questionado se servidores/as tiveram dúvidas quanto à elaboração, acompanhamento e/ou avaliação do plano de trabalho, 97% dos respondentes assinalaram que “não” e apenas 3% relatou ter dúvidas.

Sobre os dados coletados junto a gestores/as e chefias imediatas, no que se refere aos possíveis desafios que a implementação do PGD possa ter gerado, constatou-se percepções semelhantes a de servidores/as. Nesse sentido, as respostas dos gestores/as quanto à integração com a equipe, cumprimento das atividades e avaliação dos planos de trabalho, os maiores percentuais de respostas concentraram-se na alternativa “não houve dificuldades”.

Além disso, sobre a percepção dos gestores/as e chefias imediatas em relação à elaboração dos planos de trabalho em conjunto com a equipe, o maior percentual concentrou-se na alternativa “houve pouca dificuldade” como demonstra o gráfico a seguir:

Da mesma forma, ao analisar o instrumento direcionado a usuários/as que buscaram atendimento nas Unidades do grupo piloto, foram constatados percentuais concentrados na avaliação de “muito satisfeito” e “satisfeito” em relação ao atendimento, encaminhamento da demanda e tempo de resposta. Os percentuais de usuários/as que avaliaram como “insatisfeitos” ou “muito insatisfeitos” variam entre 2% e 8% em todas as Unidades, como se demonstra abaixo.

Considerando o panorama apresentado, é possível concluir que o processo de implementação do PGD na UFPel transcorreu de forma coerente, sem impactos negativos na rotina de trabalho de servidores/as técnico-administrativos/as que aderiram ao programa em sua etapa piloto, assim como para a população que buscou atendimento nesse período. Nesse cenário, com base nos dados coletados junto a usuários/as, cabe destacar o alto índice de demanda e satisfação em relação ao atendimento recebido.

Confira o resultado completo da Consulta Pública, que está disponível na página da PROGEP.