Faculdade de Odontologia recebe R$ 200 mil para atendimento odontológico de pessoas com deficiência

A Faculdade de Odontologia da Universidade Federal de Pelotas (FO/UFPel) recebeu uma emenda parlamentar de R$ 200 mil para o atendimento odontológico de pessoas com deficiência (PCD).

De acordo com o vice-diretor da FO, Otávio Pereira D’Ávila, o recurso é fruto do diagnóstico de uma situação que é recorrente no Brasil: os consultórios clínicos públicos não estão devidamente preparados para atender PCDs, que dessa forma, raramente são atendidas por meio do Sistema Único de Saúde (SUS). A emenda foi destinada pelo deputado federal Alexandre Lindenmeyer (PT-RS), para solucionar essa demanda na região sul do estado, com a expectativa de também se espalhar para outros municípios gaúchos.

Os municípios da região sul do estado já possuem uma lista de espera para fazer o atendimento dessas pessoas. A Coordenadoria Regional de Saúde (CRS), onde se pode realizar o cadastro para entrar na fila, e as prefeituras participantes estão trabalhando em conjunto para aplicação dos critérios de prioridade para que os atendimentos possam iniciar. A previsão é de que a partir do início de setembro já se realizem as primeiras consultas em hospitais públicos de Pelotas. Há um alto número de pessoas na fila de espera, sendo cerca de 500 somente em Rio Grande e Pelotas.

Além da prestação de serviços à comunidade, o vice-diretor vê a projeto como uma boa oportunidade para que a Universidade exerça seu papel social: “Essa assistência oportuniza à Universidade um papel de protagonismo e inovação, buscando sempre alternativas para estar presente e auxiliar a população da cidade”. Além disso, ressalta D’Ávila, os alunos do curso de Odontologia poderão presenciar e participar dessas consultas. “Isso torna-os cada vez mais preparados para receber toda a população”, pontua.

Publicado em 14/06/2023, nas categorias Destaque, Notícias.
Marcado com as tags Comunidade, Extensão, Faculdade de Odontologia.