Docente lança obra sobre Inteligência Artificial e o Processo Educacional
O coordenador do Grupo de Pesquisa Produção de Vídeo Estudantil, da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), professor Josias Pereira, lançou o livro “A Inteligência Artificial e o Processo Educacional: desafios e possibilidades na era do ChatGPT”. A obra, que teve a contribuição do próprio ChatGPT – assistente virtual inteligente no formato chatbot – está disponível para download gratuito.
O livro, de 120 páginas, debate a importância e as questões relacionadas ao uso da Inteligência Artificial (IA) na Educação, desde a Educação Básica até a Pós-Graduação. A publicação analisa como a IA pode afetar o processo educacional, explorando os benefícios potenciais, tais como a capacidade de personalizar o ensino, fornecer feedback imediato e melhorar a eficiência do ensino.
O conteúdo também discute as críticas relacionadas ao uso da IA na educação, como a possibilidade de substituição do professor e a falta de interação humana no aprendizado. “Entretanto, destacamos como a IA pode ser utilizada para aprimorar as habilidades de pensamento crítico e criativo dos alunos, além de fornecer suporte ao aprendizado e identificar lacunas de conhecimento”, analisa o professor.
No decorrer do livro, ainda são apresentados exemplos de como a IA está sendo aplicada na educação até análises de dados para melhorar a eficácia do ensino. “Embora a IA possa trazer benefícios significativos para a educação, é fundamental que ela seja utilizada de forma cuidadosa e responsável, preservando o papel fundamental do professor no processo educacional”, pontua.