UFPel lança editais de bolsas de Iniciação Científica e Tecnológica

Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação e a Superintendência de Inovação e Desenvolvimento Interinstitucional da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) lançaram, na segunda-feira (15), editais institucionais de bolsas de Iniciação Científica (IC) e Tecnológica (IT) para o período 2023-2024. São oito modalidades de bolsas oferecidas: quatro iniciação científica e quatro de iniciação à área tecnológica e de inovação

Pesquisadoras e pesquisadores podem submeter o pedido até 2 de junho, por meio do módulo “Bolsas” no Sistema Cobalto. Para participar, é preciso integrar o quadro efetivo UFPel, em regime de trabalho de 40 horas semanais ou de dedicação exclusiva (DE). O projeto de pesquisa ou ação de pesquisa precisa estar cadastrado no Cobalto, com aprovação do Conselho Coordenador do Ensino da Pesquisa e da Extensão (Cocepe) até 12 de agosto de 2023.

A vigência mínima do projeto ou ação deve ser de 1º de setembro de 2023 a 31 de agosto de 2024. Os editais estão disponíveis no site da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG).

Reajuste e Ações Afirmativas

A partir de 1º de setembro, as bolsas mantidas pela UFPel serão reajustadas de R$ 500 para R$ 700,00, acompanhando os valores das bolsas de Iniciação Científica e Tecnológica do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). As bolsas com recursos próprios da Universidade são destinadas integralmente a estudantes de ações afirmativas.