Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial é celebrado neste dia 26

A data de 26 de abril marca o Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial. Para alertar sobre o tema, a Coordenação de Saúde e Qualidade de Vida da Universidade Federal de Pelotas (CSQV/UFPel) tem se dedicado a trazer informações e realizar rastreamento da hipertensão entre os servidores e trabalhadores terceirizados da Instituição.

A hipertensão arterial é definida quando há uma elevação da pressão arterial sustentada igual ou acima de 140/90 mmHg. Com uma pressão elevada dentro das artérias podem ocorrer complicações a curto e longo prazo. Estão entre as principais complicações acidente vascular cerebral, infarto, doença renal e arritmias.

São muitos os fatores que podem gerar o desenvolvimento da hipertensão arterial. Estão entre os principais a alimentação inadequada com excesso de sódio, sobrepeso, histórico familiar da doença, estresse e envelhecimento. Além desses fatores, existe também a elevação da pressão secundária à ocorrência de doenças.

Como saber como está a Pressão Arterial (PA)
A pressão arterial elevada pode gerar tontura, falta de ar, palpitações, dor de cabeça frequente e alteração na visão, mas também pode ser assintomática e, dessa forma, existe a necessidade de aferição da pressão arterial regularmente. O Ministério da Saúde indica que, como rotina preventiva, uma pessoa adulta sem problemas de saúde diagnosticados necessita aferir a pressão arterial a cada dois anos desde que ela se mantenha até 120/80 mmHg e a cada ano se aferição indicar entre 121/81 mmHg até 130/85 mmHg. Acima desses valores já é necessário um acompanhamento profissional em consultas mais frequentes.

Maneiras de prevenir e controlar
É possível diminuir o risco de desenvolver ou acelerar o aparecimento da doença ou suas complicações com medidas simples.

Estão entre as recomendações manter hábitos de vida saudáveis com alimentação equilibrada, realização de exercícios físicos, atividades de lazer e manter peso adequado. Também não utilizar tabaco, moderar consumo de bebidas alcoólicas e realizar visitas periódicas a unidades de saúde para realização de exames de rotina, bem como aferição da PA. Se a pessoa tiver diagnóstico de diabetes, deve controlar os níveis glicêmicos.

Caso haja pressão arterial elevada ou diagnóstico de hipertensão, existe tratamento medicamentoso e não medicamentoso. O tratamento não medicamentoso inclui mudanças de hábitos de vida de suma importância para que se mantenham os níveis pressóricos em faixa que não apresente risco de complicações. O médico irá indicar o que melhor se encaixa para cada caso.

Servidores e terceirizados podem verificar a pressão no Campus Anglo
A aferição da pressão arterial pode ser feita em unidades de saúde. Servidores e trabalhadores terceirizados da UFPel também contam com verificação na Coordenação Saúde e Qualidade de Vida (CSQV), localizada no Campus Anglo (Rua Gomes Carneiro, 1 – Sala 201 – 2º andar).

Ainda a fim de oportunizar o rastreamento da hipertensão arterial dentre servidores e terceirizados da UFPel, a equipe de enfermagem da CSQV está indo até as unidades disponibilizar o serviço mediante cronograma previamente divulgado para cada unidade. Esse mês, no dia 25, foi a vez do Instituto de Filosofia, Sociologia e Política, da Faculdade de Educação e do Instituto de Ciências Humanas.