UFPel realiza 12ª edição do Curso de Formação de professores Ingressantes da UFPel
A Pró-Reitoria de Ensino (PRE), por meio da Coordenação de Pedagogia Universitária (CPU) e do Núcleo de Formação de Professores (NUFOR), promove a 12ª Formação de Professores Ingressantes da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). A atividade será realizada, conforme o calendário acadêmico, entre os dias 24 e 28 de abril, no formato presencial.
O evento, que ocorre semestralmente, promove ações de formação que buscam contemplar a integração do professor ingressante à cultura universitária, bem como debater questões pedagógicas no contexto da Docência no Ensino Superior.
O curso é dividido em dois módulos independentes, de 20 horas cada, sendo o Módulo I realizado no turno da manhã e o Módulo II no turno da tarde. O curso ocorrerá de forma concentrada durante a semana e totalizará as 40 horas. O cumprimento das 40 horas de formação é uma exigência feita aos professores em situação de estágio probatório, pautada pela Resolução nº 15 do COCEPE de maio de 2017.
O Módulo I apresentará questões estruturais da Universidade, bem como as Pró-Reitorias e Coordenações. Além disso, será oferecido um Roteiro pelo Patrimônio Cultural Edificado da UFPel, na sexta-feira (28/04) das 13h30 às 17h30. Essa ação é direcionada aos professores recém chegados à casa, para conhecimento das diferentes Unidades, partilhando a história da Universidade, construindo o sentimento de pertencimento e afetividade com a Instituição de Ensino.
Já o Módulo II abordará temas pedagógicos que envolvam a formação de professores, práticas de ensino e pedagogia universitária.
Conforme a PRE, a formação está prevista no Calendário Acadêmico e, dessa forma, é importante que os professores ingressantes organizem e reservem esse período para participar das atividades do programa de formação de ingressantes.
Roteiro
O Roteiro pelo Patrimônio Cultural Edificado da UFPel será realizado com apoio do ônibus da UFPel, que fará o deslocamento da atividade entre os vários prédios/campus da UFPel. O ponto de saída e chegada será a parada de ônibus localizada no Campus Porto/Anglo e os detalhes da atividade serão informados durante a realização do evento por meio do e-mail indicado no formulário de inscrição.
O restante das atividades ocorrerão presencialmente no Auditório da Reitoria da UFPel localizado no campus Porto/Anglo.
Inscrições
As inscrições estarão abertas até o dia 21 de abril via formulário e as vagas são limitadas. Para dúvidas, contate-nos através do e-mail: nufor.ufpel@gmail.com ou telefone (53) 3284-4076.
Certificado
Para receber o certificado, o participante deverá concluir no mínimo 75% das atividades do (s) módulo (s) que se inscreveu.
Programação
Atividades do Módulo I
Dia 24/04, das 08h às 12h
Abertura – Concepção, Estruturação e Procedimentos (PRE)
Dia 25/04, das 08h às 12h
Estrutura e funcionamento (PRAE e CODIn)
Dia 26/04, das 08h às 12h
Concepção, Estruturação e Procedimentos (PROGEP e CPPD)
Dia 27/04, das 08h às 12h
Concepção, Estruturação e Procedimentos (CGI, PRPPG e INOVA)
Dia 28/04, das 08h às 12h
Concepção, Estruturação e Procedimentos (PREC) Apresentação da PROPLAN
Dia 28/04, das 13h30 às 17h30
Roteiro pelo patrimônio cultural edificado da UFPel, Profa.Dalila Muller (UFPel)
Atividades do Módulo II
Dia 24/04, das 14h às 18h
A relação teoria-prática na formação de profissionais: implicações para a Pedagogia Universitária – Palestrante: Profa. Maria Isabel da Cunha (UFPel)
Inovação pedagógica e os impactos na aula universitária: tensões e perspectivas Palestrante: Profa. Maria Janine Dalpiaz Reschke (FACCAT)
Dia 25/04, das 14h às 18h
Aprendizagens, docências e contextos emergentes: inspirar, dialogar e realizar – Palestrante: Profa. Doris Pires Vargas Bolzan (UFSM)
Dia 26/04, das 14h às 18h
Transformação Digital, Tecnologias Digitais na Educação e Educação a Distância – Palestrantes: Prof. Christiano Martino Otero Avila (UFPel), profa Larissa Medianeira Bolzan (UFPel), profa Rosaura Espírito Santo da Silva (UFPel) e profa. Carla Denize Ott Felcher
Dia 27/04, das 14h às 18h
Avaliação no ensino superior: pistas para pensar as concepções e práticas avaliativas – Palestrante: Profa. Flávia Marchi Nascimento (UFPel)