Agendas em Brasília apresentam projetos da UFPel ao Governo Federal

Integrantes da Gestão da Universidade Federal de Pelotas estiveram, no final do mês de março, na capital federal, Brasília (DF), cumprindo agendas de interesse da instituição. Participaram das reuniões a vice-reitora Ursula Silva, o pró-reitor de Extensão e Cultura, Eraldo Pinheiro, e a assessora do Gabinete da Reitoria Mariana Schardosim.

A vice-reitora Ursula destaca que a ideia é estar em constante diálogo com o novo governo, levando demandas e sugestões que possam impulsionar atividades de impacto social desenvolvidas pela Universidade. “Isso traz muitas possibilidades de retomar projetos com recursos que tenham impacto na comunidade”, explica.

Ações afirmativas

Em visita ao Congresso Nacional, realizada no dia 28, o grupo esteve reunido com o senador Paulo Paim (PT-RS), com quem foram discutidas pautas relacionadas a ações afirmativas de acesso ao ensino superior e ao serviço público.

Foi apresentada ao parlamentar a iniciativa de avaliação nacional da Lei 12.990/2014, que reserva a pessoas negras 20% das vagas oferecidas em concursos públicos da administração pública federal, da qual fazem parte diversas universidades públicas, entre elas a UFPel.

Também se buscou apoio político de Paim para iniciativas que visam preencher tais vagas para o público para as quais são destinadas, ociosas por falta de inscritos ou aprovados.

Esportes

Ursula, Eraldo e Mariana mantiveram duas agendas junto ao Ministério do Esporte. Na primeira delas, ocorrida no dia 28, o encontro foi com a própria ministra, Ana Moser. Na ocasião, foram apresentados programas e projetos que a Universidade possui relacionados ao desenvolvimento do esporte educacional, de lazer, de alto rendimento e do paradesporto.

Além disso, as lideranças da UFPel se colocaram à disposição de Moser para auxiliar na implementação da política de desenvolvimento esportivo, preconizada por decreto emitido no início do novo governo federal. Também se buscou apoio da ministra para a viabilização do novo Centro de Esporte, Cultura e Lazer da UFPel no prédio da antiga AABB, especialmente na construção de uma piscina.

Já no dia 30, o encontro foi com a secretária de Esportes de Alto Rendimento, Marta Sobral. Na oportunidade, pode ocorrer um aprofundamento de alguns temas tratados com a ministra, em especial daqueles que vão ao encontro da especificidade da secretaria liderada por Marta.

Pinheiro destacou os programas que realizam a interface entre a escola e o desenvolvimento de atletas de alto desempenho, utilizando as evidências científicas para tal atividade. Além disso, discutiu-se a possibilidade de os projetos abraçados por esses programas se tornarem pilotos para um sistema nacional de desenvolvimento esportivo.

Outro tema levantado na reunião foi a criação de um Centro de Paradesporto em Pelotas, a partir de uma parceria entre a UFPel e a Prefeitura Municipal. A implantação da iniciativa já está contemplada por um grupo de trabalho criado entre as duas instituições e deve contar com o apoio do Comitê Paralímpico Brasileiro.

Sustentabilidade

Na manhã do dia 29, a equipe da UFPel reuniu-se com o secretário de Economia Verde, Descarbonização e Bioindustria do Ministério de do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Rodrigo Sobral Rollemberg, e seu substituto, Lucas Ramalho. Foram apresentadas as ações desempenhadas pela Universidade vinculadas aos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS). Além disso, foi feito o convite para que o secretário participasse do 2º Seminário Internacional de Extensão, Pesquisa e Educação para a Sustentabilidade (SIEPES), que será sediado pela UFPel neste ano.

Na manhã seguinte, o encontro foi com o chefe de Gabinete do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Carlos Netto. Além de elencar as ações ligadas aos ODS, foram apresentados projetos voltados ao tema da sustentabilidade, de projetos de energia alternativa e de economia circular. Também estendeu-se o convite à participação no 2º SIEPES ao gabinete da ministra Marina Silva.

Durante a tarde, em visita à Secretaria-Executiva do Ministério do Desenvolvimento Social, Assistência, Família e Combate à Fome, onde foram recebidos pelo chefe de Gabinete, Gustavo Souza, novamente foram apresentadas as pautas de sustentabilidade executadas pela UFPel e por instituições parceiras. Destacou-se o movimento interno da UFPel para otimização de projetos relacionados à agricultura familiar desenvolvidos por pesquisadores da Instituição, em parceria com a Embrapa. Também foi feito o convite para o 2ª SIEPES.

Igualdade de gênero

Ainda no dia 29, o grupo foi recebido, à tarde, pela secretária-executiva do Ministério das Mulheres, Maria Helena Guarezi. A ocasião serviu para que fossem apresentados programas e projetos realizados pela UFPel relacionados à promoção da igualdade de gênero, tais como o Vem Ser Rugbi, Mais Juntas, Meninas na Ciência, Programa Andorinha e Caixa de Pandora. Além disso, propôs-se  a ampliação de editais na área em questão que possam vir a fomentar ações de projetos com o potencial de impactar na inclusão.

Patrimônio

Participando de reunião no Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), a comissão encontrou-se com o Departamento de Patrimônio Material e Fiscalização do órgão, Andrey Schlee. Na ocasião, solicitou-se apoio na pauta de regulamentação que possibilite o direcionamento de verbas especificamente para museus. Também foi feita a sugestão de lançamento de editais para conservação, restauro e guarda de patrimônio, assim como publicações das ações e projetos realizados nas Universidades.