UFPel desenvolve projeto em rede de Resistência Antimicrobiana e “One Health”

Prof. Rafael Lund coordena a proposta

Uma equipe liderada pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel) teve um projeto em rede contemplado na Chamada Programa Inova Fiocruz – Programa de Saúde em Pesquisa em Saúde Única – Edital FAPERGS/FIOCRUZ 13/2022 – Rede Saúde RS. A proposta aprovada versa sobre a avaliação do cenário de Resistência Antimicrobiana (RAM) em hospitais universitários e uma proposta de tecnologias para prevenção controle e monitoramento das Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde (IRAS). A coordenação é do professor da UFPel Rafael Lund.

Integram a equipe do projeto outros docentes da UFPel, representantes do Hospital Escola/EBSERH, Hospital São Francisco de Paula da Universidade Católica de Pelotas (HUSFP/UCPel), Hospital Universitário Dr. Miguel Riet Corrêa Jr. da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Fiocruz Brasília (Fundação Oswaldo Cruz – Distrito Federal), contando com a colaboração internacional da Universidade Nacional da Singapura / National Unviersity of Singapore (NUS) e da empresa Cristófoli Equipamentos de Biossegurança Ltda.

O Programa Fiocruz de Fomento à Inovação, “Inova Fiocruz”, tem como objetivo fomentar a pesquisa e a inovação resultando na entrega de produtos/conhecimento/serviços para a sociedade. Essa Chamada busca fortalecer a capacidade de pesquisa da Rede Saúde do Rio Grande do Sul, em consonância com as políticas preconizadas pelo SUS no estado. Também propõe a realização de pesquisas científicas ou tecnológicas de caráter inovador, multicêntricas (corporativas ou em rede) entre grupos de pesquisa vinculados aos Institutos de Ciência e Tecnologia (ICTs) que integram a Rede Saúde RS e pesquisadores da Fiocruz.

Trabalho será desenvolvido em hospitais universitários

O projeto liderado pela UFPel é composto por três etapas. A primeira é a prospecção tecnológica e científica do uso de tecnologias em saúde em hospitais para o tratamento da Resistência Antimicrobiana (RAM).

O segundo ponto é o estudo retrospectivo dos casos de RAM em hospitais universitários, com ferramentas de análise de dados para identificação de tendências de uso de antimicrobianos e de infecções causadas por microrganismos resistentes no hospital, permitindo a identificação do cenário da RAM em hospitais universitários.

Por fim, o projeto também inclui a implementação de estratégias para otimizar e aprimorar programas de gestão de RAM, com o amadurecimento de tecnologia de um biomaterial antimicrobiano à base de celulose bacteriana funcionalizada com pentóxido de nióbio e óxido de grafeno para aplicação frente a cepas multirresistentes que já vem sendo investigado pelo grupo de pesquisa do coordenador do projeto.

Biomaterial
Para esta última etapa de desenvolvimento do biomaterial, o professor Lund já havia sido contemplado com a aprovação de um projeto pela Chamada CNPq/MCTI/FNDCT Nº 22/2022 – Programa MCTI de Inovação em Grafeno, InovaGrafeno – MCTI – Linha 1 – Projetos de pesquisa básica e aplicada, que visa apoiar a realização de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação e a implementação de iniciativas de aplicação na sociedade de soluções tecnológicas e empresariais utilizando o Grafeno e materiais 2D à base de carbono. A iniciativa é realizada nas fronteiras da física, química, ciências da saúde e engenharias que visem contribuir significativamente para o desenvolvimento científico e tecnológico, a inovação e o empreendedorismo do país, em conformidade com o Programa MCTI de Inovação em Grafeno (InovaGrafeno-MCTI), no âmbito da Política Nacional de Materiais Avançados e do Plano de Ação do MCTI para a Área de Materiais Avançados. Foram aprovados 21 projetos na Linha 1, sendo dois da UFPel, um destes coordenado por Lund, intitulado: “Desenvolvimento de uma membrana de celulose bacteriana, óxido de grafeno e pentóxido de nióbio para cicatrização de pele”. Esse projeto também conta com a cooperação internacional da Universidade Nacional da Singapura / National University of Singapore (NUS).

Desenvolvimento de Tecnologia
De acordo com o docente, a contribuição do desenvolvimento de uma tecnologia nacional de resistência antimicrobiana para o avanço do conhecimento técnico-científico incluirá o estímulo à pesquisa sobre resistência antimicrobiana. Também envolverá o desenvolvimento de novas abordagens para o tratamento de infecções resistentes e maior compreensão da relação entre a saúde humana, animal e ambiental, em linha com o conceito de “One Health”. A iniciativa ainda inclui fomento à colaboração interdisciplinar, aumentando a eficiência de soluções para questões de saúde pública e fortalecimento da capacidade técnico-científica nacional, resultando em uma possível contribuição à solução de problemas globais.