“Prae Acolhe” será na quarta-feira (29)

A Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (Prae), da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), realizará na quarta-feira (29) o “Prae Acolhe”. A atividade ocorrerá das 10h às 16h, no câmpus Capão do Leão, com o objetivo de promover ações preventivas com foco para saúde física e mental. O evento, originalmente previsto para 22 de março, foi reagendado em razão das chuvas.

Além de informar e auxiliar sobre os programas de assistência estudantil da UFPel, o Prae Acolhe contará, também, com atividades educativas e culturais. O evento é voltado para estudantes da Universidade e comunidade externa.

O evento promove acolhida e atendimento preventivo no âmbito da saúde e contará com diversas ações. Estão programadas a participação da unidade móvel com vacinação de covid-19, influenza, vacina dupla contra difteria e tétano (DT), tríplice e hepatite B; testes de infecções sexualmente transmissíveis (IST) (junto com material informativo) e distribuições de preservativos, disponibilizados pela Secretaria de Saúde do Capão do Leão. Também haverá ações de prevenção, com apoio e suporte dos estudantes do curso de Enfermagem da UFPel sobre saúde oral: câncer de boca e prevenção de cárie, combate ao tabagismo, prevenção de lesões de pele, informações sobre saúde do idoso, saúde da mulher e contracepção.

O evento também contará com mesas informativas sobre os programas de auxílio e benefícios disponibilizados para estudantes da Universidade. Além dessas ações, serão realizadas atividades culturais com música, teatro e dança. A parte musical contará com a participação do Projeto “Encontros no Choro”, às 10h. Na dança, está programada uma oficina de Dança Cigana Brasileira a partir das 15h (poderá participar quem levar uma saia comprida, rodada, para a prática da dança), além de aula aberta de Ioga (das 10h às 11h30 e das 13h às 14h30), entre outras atividades.

A Prae busca realizar acolhidas com o intuito de atender e orientar estudantes para que tenham uma formação de excelência. Esse trabalho de acolhimento e orientação da Prae ocorre de diferentes maneiras, seja em palestras, seminários, comunicação virtual, reuniões presenciais, seja em atendimentos individualizados. O objetivo é acolher, dar apoio e suporte para estudantes da sua comunidade acadêmica e população em geral. “Sabemos que cuidar da nossa saúde é muito importante. A presença de todos é fundamental”, convida a chefe do Núcleo Psicopedagógico de Apoio ao Discente (Nupadi) e idealizadora do evento.