Projeto Interperiferias do Futebol realiza evento para retomada de atividades em 2023

O projeto unificado de extensão e pesquisa “Interperiferias do Futebol” realizou, na última quinta-feira (2), encontro de renovação e abertura das atividades para o ano de 2023. Durante a reunião, foram entregues os relatórios das atividades ocorridas no ano anterior e apresentadas as projeções para o novo ano.

O evento contou com a participação do coordenador do projeto, Fábio Pinto, do diretor da Escola Superior de Educação Física, Gustavo Bergmann, do chefe do Departamento de Desportos, Marcelo Cozzensa da Silva, do pró-reitor de Extensão e Cultura, Eraldo Pereira, e do vice-presidente do Clube Brilhante, Jonas Alves. A atividade foi mediada pelo professor do Instituto Federal Sul-Rio-Grandense Raymundo Ferreira Filho, com comentários dos sócios do Clube parceiro Luis Eduardo Antunes, Aníbal Lopes e Gilney Ferreira.

Com uma articulação entre as Universidades de la República (Uruguai), Federal de Santa Catarina (UFSC) e Federal do Paraná (UFPR), o Interperiferias do Futebol busca articular formação e lazer do trabalhador através da prática do futebol comunitário e da troca de saberes e conhecimentos acadêmicos nas comunidades onde se realizam os intercâmbios. A ideia é valorizar a cultura de periferia das cidades e do esporte, especialmente produzida pelas camadas populares, ou seja, entre trabalhadores que buscam no lazer esportivo uma maneira de viver melhor em sociedade e de compreendê-la a partir do esporte.

No último ano, o projeto realizou ações de extensão e de pesquisa universitária que articularam diferentes dimensões formativas em torno do esporte, no caso, o futebol, da arte, do lazer e do turismo, tendo como público-alvo atletas veteranos de futebol (nas categorias VT40 e VT50 anos ou mais), além de pesquisadores e estudantes de diversas áreas do conhecimento, artistas, agentes comunitários, entre outros, interessados em temáticas relacionadas ao futebol e suas diferentes dimensões.

A iniciativa em Pelotas conta com a grande colaboração do Clube Brilhante, que, a partir de um acordo de cooperação, cede à UFPel estrutura física e materiais para a realização do projeto: são utilizadas quadras de futebol, academia e piscina. A reunião da última semana também serviu para renovação desse termo.