Audiência pública na Câmara de Pelotas discute cortes nas universidades

A Câmara Municipal de Pelotas realizou na noite desta quarta-feira (14) audiência pública para tratar dos impactos dos cortes financeiros realizados às instituições federais de ensino na cidade e na região. A atividade teve a participação da reitora da UFPel, Isabela Andrade, do reitor do IFSul, Flávio Nunes, e de lideranças estudantis e sindicais.

Presidida pelo vereador Jurandir Silva, que também foi seu proponente, juntamente com as vereadoras Carla Cassais, Fernanda Miranda e Miriam Marroni, a sessão foi aprovada pela casa legislativa em prazo muito mais breve que o habitual dada a urgência do assunto. O edil afirmou que a audiência foi uma construção coletiva das reitorias e das entidades representativas das comunidades acadêmicas.

O reitor do IFSul fez uma síntese dos atos dos Ministérios da Educação e da Economia que promoveram o calote às instituições. “Pensem o que é para uma instituição ficar dois meses sem honrar seus compromissos financeiros”, pontuou Nunes.

Isabela, quando fez uso da palavra, destacou que a realização da audiência é um momento importante para que a Universidade e o Instituto Federal possam expor à comunidade pelotense o que passam nos últimos anos, com recorrentes bloqueios e cortes orçamentários. Ela explicou que os dirigentes das instituições federais têm chamado o último movimento do Ministério da Economia de calote, visto que, poucos dias antes de zerarem o caixa, possibilitaram a realização de empenhos; isso fez com que as organizações de educação ficassem em dívida com seus fornecedores.

Ao frisar os impactos dos cortes, a reitora citou a comunidade do município e da região de Pelotas como os grandes afetados pelas medidas do governo federal. “Por isso, devemos seguir mobilizados”, motivou Isabela, ao convidar que todos se unam em defesa das instituições federais de ensino da região.

A audiência contou com manifestações do Sindicato dos Servidores da UFPel (Asufpel), da Associação de Docentes da UFPel (Adufpel), do Diretório Central de Estudantes da UFPel (DCE UFPel), do Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica (Sinasefe), além de falas dos participantes da audiência.

Publicado em 16/12/2022, na categoria Notícias.