UFPel lança o Curso de Autoaprendizagem “Investigação de Surtos e Epidemias”

O Departamento de Medicina Social da Universidade Federal de Pelotas (DMS/UFPel) lançou nesta terça-feira (13) seu novo curso de autoaprendizagem: “Investigação de Surtos e Epidemias”.

O curso aborda como investigar a existência de surto ou epidemia, detalhando os dez passos investigação, com ênfase em doenças respiratórias como a Covid-19, de doenças diarreicas agudas e doenças transmitidas pela água, de doenças exantemáticas e outras doenças como a leptospirose, toxoplasmose e hepatite A. A investigação busca identificar a fonte, o modo de propagação e o agente causador, para subsidiar a definição de estratégias de prevenção ou mitigação de surtos ou epidemias.

O curso é coordenado pela professora Anaclaudia Fassa e conta com participação de professores do DMS/UFPel, Departamento de Enfermagem em Saúde Coletiva e profissionais da 3ª Coordenadoria Regional da Saúde do Rio Grande do Sul. Este é um dos Cursos de Vigilância em Saúde produzidos pela Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco), com financiamento do Instituto Todos Pela Saúde e com o apoio do Sistema Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS).

Com carga horária de 45h e certificação para concluintes, o curso conta com recursos educacionais variados, como vídeos, casos interativos, guias de consulta rápida e bibliografia. As matrículas são gratuitas e já estão abertas. Todas as informações estão no site do curso.