Reitora recebe vereadores para falar sobre cortes financeiros

A reitora da Universidade Federal de Pelotas, Isabela Andrade, recebeu, na tarde de segunda-feira (12) representação da Câmara Municipal de Pelotas para conversar sobre os recentes cortes realizados ao orçamento da UFPel e que impedem o seu funcionamento regular. Participaram os seguintes vereadores: o presidente da Câmara, Marcos Ferreira, o secretário da casa, Paulo Coutinho, e a vereadora Carla Cassais.

Iniciando a reunião, Isabela expôs os fatos mais recentes relacionados ao  bloqueio, que ocorreu de forma diferente nesta última ocasião, quando foram retidos todos os recursos financeiros das instituições federais de ensino: “Zeraram a nossa conta”. A reitora explicou que 25% dos valores já foram restituídos, para o pagamento da assistência estudantil, mas a Universidade ainda não pode honrar as dívidas com empenhos já realizados, com contratos de serviços terceirizados e com as contas contínuas, com as de água, de luz e de telefone.

Isabela também pontuou que o impacto dos cortes à economia local é enorme, pois R$ 13 milhões deixaram de circular, considerando os valores bloqueados na UFPel e no Instituto Federal Sul-Rio-Grandense (IFSul).

Os vereadores também lembraram que a dispensa dos trabalhadores terceirizados também traz grandes efeitos negativos à comunidade pelotense, que perde posições de emprego e sua consequente falta de pagamento. Sendo a UFPel a maior instituição de fomento ao desenvolvimento da cidade, conforme dito pelo presidente, foram reafirmados pelos vereadores o compromisso e a parceria na mobilização pela liberação dos recursos.

Os edis também aproveitaram a oportunidade para convidar a Administração Central da UFPel para audiência pública com o tema dos cortes, proposta pelo vereador Jurandir Silva. A sessão ocorrerá nesta quarta-feira, às 19h, na Câmara Municipal, localizada na rua Quinze de Novembro, 207.

Publicado em 14/12/2022, na categoria Notícias.