Reitores gaúchos se encontram com governador eleito do RS

A reitora da Universidade Federal de Pelotas, Isabela Andrade, mediou, na manhã desta sexta-feira (9), reunião de diversos reitores de instituições federais de ensino com o governador eleito do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite. Durante a reunião virtual, os dirigentes apresentaram a Leite a problemática das instituições a partir do último bloqueio orçamentário.

Participaram, além de Isabela, os reitores dos Institutos Federais do Rio Grande do Sul (IFRS), Júlio Heck, Farroupilha (IFFar), Nídia Heringer, e Sul-Rio-Grandense (IFSul), Flávio Nunes, o reitor da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), Roberlaine Jorge, e da vice-reitora da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA), Jenifer Saffi.

Isabela iniciou a reunião trazendo o cenário do atual corte, que diferente dos demais ocorridos no ano, impediram o empenho de compromissos financeiros já assumidos pelas instituições, pois este deixou o caixa zerado. Além disso, houve a suspensão dos repasses destinados à assistência estudantil.

O governador eleito manifestou sua posição sobre o ocorrido, descrevendo a ação do Ministério da Economia como um desincentivo à ciência; também destacou o impacto dos cortes especialmente para uma camada tão necessitada dos recursos, que são os estudantes em vulnerabilidade socioeconômica. Colocando-se à disposição dos reitores gaúchos, Leite disse considerar importante o envolvimento da bancada do estado no Congresso Nacional, à qual se comprometeu a contatar.

Publicado em 09/12/2022, nas categorias Destaque, Notícias.