Arborização urbana é foco de convênio entre UFPel e Prefeitura de Rio Grande
A Universidade Federal de Pelotas, a Prefeitura de Rio Grande (RS) e a Fundação Delfim Mendes Silveira firmaram convênio para projetos na área de arborização urbana do município gaúcho. O acordo foi firmado no final do mês de outubro pela reitora Isabela Andrade, pelo prefeito Fábio Branco (MDB) e pelo diretor-presidente César Bergoli em ato realizado no Gabinete da Reitoria da UFPel.
A cooperação técnica entre a Universidade e a prefeitura se dará por meio do projeto de extensão “Gestão da arborização urbana no Município de Rio Grande”, coordenado pelo professor Paulo Roberto Grolli, da Faculdade de Agronomia Eliseu Maciel. O objetivo da atividade é realizar um diagnóstico da arborização na cidade, fornecendo bases para o estabelecimento de um planejamento estratégico de longo prazo.
A ideia é que, a partir do trabalho realizado, ocorra um aumento na abrangência de áreas verdes em Rio Grande, além de uma harmonização da arborização e um serviço de manutenção mais ágil e eficaz.
Como primeira etapa a ser realizada pelo projeto, está o inventário de todos os exemplares vegetais dos principais núcleos urbanos do município, sendo identificados dados como a espécie e o estado fitossanitário.
A tecnologia será uma aliada nesse processo, considerado um dos mais extensos, de acordo com o secretário de Meio Ambiente, Pedro Fruet: a prefeitura de Rio Grande desenvolveu um aplicativo específico para o inventário, que já trará o georreferenciamento de todos os espécimes. A coleta de dados está prevista para iniciar ainda este ano e se estender até o ano de 2024. Para auxiliar os responsáveis pelo inventário, a equipe do projeto ministrará capacitações relativas ao processo.
Ao final desse processo, será possível conhecer a taxa de arborização por habitante, a diversidade de espécies encontrada, a proporção de exemplares de espécies nativas e exóticas e os principais conflitos existentes entre a arborização e a infraestrutura urbana, inclusive com as prioridades de intervenção de acordo com a gravidade das situações. Outra informação resultante desse processo é o mapeamento de áreas de interesse público para plantios, de forma a ampliar a cobertura vegetal rio-grandina.
Também faz parte do acordo de cooperação técnica a elaboração de um guia digital de arborização urbana, que será disponibilizado a toda a população.
O convênio prevê o repasse de R$ 187.450,00 da prefeitura à FDMS; esta ficará responsável, dessa forma, pela contratação de bolsistas, fornecimento de materiais necessários à execução do projeto e elaboração de relatórios e prestação de contas.
Para o prefeito Fábio Branco, além de ver uma demanda importante do município sendo encaminhada, a assinatura do convênio é uma forma de utilizar o conhecimento científico em prol da população. “Aproximar-se da academia é sempre um passo importante”, pontua.
A reitora da Universidade Federal de Pelotas destaca também a importância do projeto para os munícipes. Arquiteta e Urbanista de formação, Isabela ressalta que a arborização traz qualidade de vida para quem vive em uma cidade. “A parceria também será uma forma de fazermos o saber universitário chegar à comunidade”, lembra.